Cacoal/RO, 18 de abril de 2024 – 13:31
Search
Search
18 de abril de 2024 – 13:31

Cacoal é a única microrregião do Norte com taxa de gravidez infantil menor que a média mundial

A cidade é a única microrregião do Norte com taxa de gravidez infantil menor que a média mundial.

Os índices são também um alívio no Estado de Rondônia, onde, em geral, as regiões ostentam dados de gravidez infantil superiores duas a até quatro vezes maiores que a média mundial.

Para o Prefeito Adailton Fúria (PSD) o dado é um fator importante que indica que “o município está no caminho certo, contando com o apoio da Saúde e da Educação”.

 

Pesquisadores e Organizações alertam para problemas

O pesquisador e professor da Universidade Federal de Rondônia, Vinicius Valentin Raduan Miguel, que trabalha com temas de direitos humanos fundamentais, “a gravidez na adolescência, em geral, é acompanhada de abandono escolar e comprometimento intelectual e econômico de toda uma família”.

Além disso, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

A taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta, com 400 mil casos/ano.

 

Ainda por fazer

O Prefeito Fúria disse que há mais a ser feito, como a implantação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, prevista na Lei 13.978/2019 em todas as escolas municipais.

(Ascom, com dados do IBGE e Folha de São Paulo)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp