3.584 compareceram para votar e elegeer os cinco membros do Conselho Tutear
Sueli Aparecida Horácio Santos, foi a mais votada, com 600 votos
Neste domingo, 01 de outubro, a população de Cacoal foi às urnas para escolher os cinco novos membros do Conselho Tutelar que tomarão posse em 10 de janeiro de 2024. As eleições foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST) com o apoio e parceria da Justiça Eleitoral, através do Cartório Eleitoral de Cacoal. Segundo a equipe responsável pela eleição dos membros do Conselho Tutelar, o comparecimento dos eleitores ocorreu com números satisfatórios, levando-se em consideração que o voto não é obrigatório, neste caso. Compareceram para votar 3.854 eleitores, e a eleição aconteceu no horário das 8 às 17 horas.
A eleição teve 18 candidaturas registradas e, após apuração preliminar, os resultados são os seguintes:
Ozeias Pacífico de Souza ficou com a segunda maior votação – 494 votos
Terceira mais votada, Amanda Caroline Barbosa Rocha, com 367 votos
Maria do Carmo Rodrigues Moura Fernandes “Carmem” – 344 votos
Sueli Simões, a única que já execia o cargo – 324 votos.
OS CINCO MAIS VOTADOS
1º Sueli Aparecida Horácio Santos – 600 votos.
2º Ozeias Pacífico de Souza – 494 votos.
3º Amanda Caroline Barbosa Rocha – 367 votos.
4º Maria do Carmo Rodrigues Moura Fernandes – 344 votos.
5º Sueli Simões – 324 votos.
Entre as pessoas eleitas, apenas Sueli Simões já exercia o cargo de conselheira tutelar. Ela foi reconduzida para o novo mandato de 4 anos. Conforme estabelece o artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar tem as seguintes atribuições: atender crianças e adolescentes garantindo medidas protetivas; atender e aconselhar pais ou responsáveis e conscientizá-los de seu papel e das medidas impostas em caso de negligência ou abandono intelectual; promover a requisição de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança; encaminhar ao Ministério Público casos de infração administrativa contra os direitos da criança e do adolescente; encaminhar à autoridade judiciária casos de sua competência; providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária nos casos de ato infracional cometido por adolescente; expedir notificações.
Este ano, a eleição teve apenas um local de votação que funcionou na escola Clodoaldo Nunes de Almeida. A SEMAST informou que disponibilizou transporte para as pessoas que residem nos distritos de Divinópolis e Riozinho. Para a próxima eleição, será analisada a possibilidade de instalação de urnas nos distritos, objetivando que a participação dos moradores seja facilitada para a eleição dos conselheiros. Durante o período de votação, não houve qualquer incidente e os trabalhos transcorreram com muita tranquilidade. Esperamos que todos os novos membros do Conselho Tutelar de Cacoal tenham sucesso em suas ações, pelos 4 anos de mandato, objetivando que as crianças e adolescentes não tenham seus direitos violados no município.
VEJA A VOTAÇÃO DE TODOS OS CANDIDATOS:
(Fonte: www.tribunapopular.com.br – Tribuna Popular, desde 23 de agosto de 1980)