Cacoal/RO, 27 de maio de 2024 – 06:47
Search
Search
27 de maio de 2024 – 06:47

Câncer de mama também afeta os animais

                                                            Assim como acontece com os humanos, cães e gatos também podem ser vítimas da doença
O câncer de mama em gatos e cachorros é uma preocupação para os tutores de pets, pois essa condição pode afetar a qualidade de vida e a longevidade dos companheiros de quatro patas. Assim como nos seres humanos, a doença em animais de estimação é mais comum em fêmeas, embora machos também possam ser afetados.
Os tumores mamários podem se manifestar de diversas maneiras, incluindo nódulos palpáveis. O médico veterinário responsável pela Clínica-Escola de Medicina Veterinária da UNINASSAU Cacoal, Acácio Delapicola, explica que os tutores devem ficar atentos aos sinais. “Faça uma palpação na região mamária do animal. É algo bem simples. O normal é que não tenha nenhum caroço. A partir do momento que nódulos com uma consistência mais firme são encontrados, já é um sinal de alerta para o pet ser consultado pelo veterinário”, destaca o profissional.
Vários fatores podem aumentar o risco de câncer de mama em animais de estimação, como idade avançada, predisposição genética, exposição a hormônios sexuais e obesidade. A castração precoce, especialmente antes do primeiro cio, tem sido associada a uma redução significativa no risco de desenvolvimento de tumores mamários em fêmeas. “Animais que entram na puberdade a partir dos seis meses e são castrados antes do primeiro cio tendem a ter 0,5% de chance para desenvolver tumor. No segundo cio, a probabilidade aumenta para 8%. Do terceiro cio em diante, 26%”, explicou.
É essencial que os tutores estejam cientes da importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Realizar exames físicos regulares, estar atento a quaisquer alterações nas mamas dos pets e seguir as orientações do veterinário são passos cruciais para garantir a saúde e o bem-estar de gatos e cachorros.
A Clínica-Escola de Medicina Veterinária da UNINASSAU Cacoal oferece diversos serviços, inclusive o de castração. No local, também são realizados consultas, exames, cirurgias, vacinas, atestados para viagem e testes rápidos de erliquiose, FIV, FELV. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. A Clínica fica localizada na Avenida Rosilene Xavier Transpadini, número 2070, bairro Jardim Eldorado.
Aline Boone- Assessora de Imprensa/UNINASSAU Cacoal

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp