A alta carga tributária sobre a cerveja é o maior problema enfrentado pelas cervejarias do país, seguida pela inflação do processo produtivo e pelas dificuldades de logística do setor. Esta foi a conclusão da pesquisa “Principais Desafios do Mercado Cervejeiro”, divulgada nesta terça-feira (6) pelo Guia da Cerveja, em parceria com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).
“É preocupante que a alta carga tributária seja o principal desafio para as cervejarias. O consumidor brasileiro já paga o maior imposto sobre a cerveja de toda a América Latina e vemos que isso é um problema que se espalha também para a indústria. Esperamos que a regulamentação da reforma tributária, no que tange ao imposto seletivo, traga mais razoabilidade, previsibilidade e critérios que permitam que o setor se desenvolva cada vez mais”, afirmou Márcio Maciel, presidente executivo do Sindicerv.
“Este estudo busca iluminar os obstáculos pós-pandemia e explorar caminhos para o crescimento do setor cervejeiro. Esperamos que a pesquisa não apenas informe, mas também inspire ações concretas, tanto no âmbito das cervejarias quanto na formulação de políticas públicas, promovendo um futuro saudável para a indústria cervejeira”, diz Leandro Silveira, diretor de conteúdo do Guia da Cerveja.
Desafios por região e por porte
No Sul e no Sudeste, há uma dificuldade maior para se destacar no mercado e alcançar metas, segundo 59% e 37% das cervejarias localizadas nessas regiões, respectivamente. As duas localidades abrigam o maior número de cervejarias registradas no país, segundo o Anuário da Cerveja 2022: 1.484 de um total de 1.729 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Em relação ao tamanho da cervejaria, os impostos e a carga tributária elevada são unânimes e considerados o principal desafio para todos os estabelecimentos, independentemente do porte. No entanto, as cervejarias menores sofrem mais com os impostos e com a concorrência.
Como a indústria lida com os desafios
“A indústria cervejeira no país possui uma produção quase 100% nacional e faz parte de um setor que gera mais de 2 milhões de empregos em todos os cantos do país. Os resultados desta pesquisa, além de oferecerem insights valiosos para as fabricantes, destacam a necessidade de políticas que apoiem o crescimento sustentável do setor cervejeiro no Brasil”, concluiu Maciel, do Sindicerv.
O Tempo – Fonte: Terra Brasil Noticias