O Chile anunciou no domingo 24, o aumento do nível de alerta para o vulcão Villarrica, considerado o de maior risco do país. Localizado na cordilheira dos Andes, uma das regiões do país de maior atividade turística, o risco já havia sido observado nos últimos dias, quando as autoridades locais emitiram o alerta amarelo.
Hoje, o índice foi elevado para alerta laranja, que simboliza alto risco. O Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) “notificou a mudança do alerta técnico do vulcão Villarrica, passando de amarelo a laranja”, disse em comunicado o Sistema de Prevenção e Resposta a Desastres (Sinapred), após reunião de suas autoridades.
Segundo especialistas, a informação captada pelas estações de monitoramento “mostra uma atividade anormal do maciço, que justifica a mudança”. O alerta laranja contempla um reforço do monitoramento do comportamento do vulcão e medidas para garantir a segurança das localidades próximas.
Com 2.847 metros de altitude, o vulcão Villarrica está em área no sul do país, entre as regiões de La Araucanía e Los Ríos. O maciço é um dos vulcões mais ativos da América do Sul e sua última erupção ocorreu em março de 2015. Nas proximidades, há um balneário de 28.523 habitantes, localizados a cerca de 15 km da montanha. (Jovem Pan)