Rondônia, 20 de julho de 2024 – 22:01
Search
Anuncie aqui
Search
20 de julho de 2024 – 22:01

REPASSE EM DOBRO Cirone Deiró pede que Governo dobre valor do repasse do Fitha aos municípios que foram duramente castigados com as fortes chuvas

Anuncie aqui

O deputado Cirone Deiró defendeu, durante pronunciamento na sessão desta terça-feira (08), que o Governo do Estado dobre o valor do Fitha repassado aos municípios, que foram duramente castigados com as fortes chuvas desse ano.

“Esse ano de 2022 nós podemos considerar um ano atípico, com chuvas torrenciais, de Pimenteiras à Ponta do Abunã. Que o Estado possa dobrar neste ano o orçamento do Fitha, para que as prefeituras possam recuperar as estradas, pontes e bueiros que foram estragados com as fortes chuvas. O Governo teve arrecadação recorde e pode socorrer os municípios, com os prefeitos sem saber como fazer para enfrentar esses prejuízos com as enchentes. Para que possamos continuar crescendo, é preciso ter estradas em boas condições”, argumentou.

Atraso

Cirone Deiró criticou o atraso na distribuição de mudas de café, por parte da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), alertando para a falta de mudas nos viveiros. “A distribuição de mudas de café, inclusive com recursos de emendas de deputados, está atrasada. A Seagri prometeu  a entrega, mas os viveiros não têm condições de fornecer as mudas. Os produtores esperam as mudas – seriam 2.500 por produtor-  e não encontram, somente 40% das mudas foram entregues e está passando o período de plantio”, denunciou.

Segundo Cirone, “faltou planejamento da Seagri, para saber a real demanda de mudas por produtor e espero uma resposta do secretário Evandro Padovani. Não conseguimos dar uma resposta ao produtor de leite, não sabemos do calcário, agora da muda de café. E o Governo no Campo? Quero que algum dos colegas deputado fale pra mim aonde foi feita alguma ação do Porteira Adentro. Aonde estão as máquinas aterrando curral, fazendo carreador?”.

Para o deputado, “a Seagri precisa se mexer, tem que trabalhar. A nossa maior indústria é o produtor rural: o pequeno, médio ou grande produtor. O que a Seagri está fazendo, além de entregar pá carregadeira para as prefeituras? Isso não é fazer agricultura e precisamos ter responsabilidade e respeito com quem trabalha. Onde é a galinha dos ovos de ouro, está esquecido”.

 Mulheres

Cirone Deiró destacou a passagem do Dia Internacional da Mulher. “Tivemos algumas conquistas, mas é preciso avançar e avançar muito. Tem muita opressão, feminicídio, assédio e outros crimes. É preciso endurecer leis que protejam as mulheres. São mulheres estupradas, espancadas, feridas e mortas. Que façamos uma reflexão e ações concretas”.

Reuniões

Por fim, o parlamentar relatou encontros com entidades empresariais e empresários, para tratar sobre a cobrança do ICMS sobre a transmissão de energia dos consumidores da energia solar, e tam

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp