
ENEM 2025
Neste domingo, milhões de estudantes brasileiros farão a primeira etapa do ENEM 2025. No caso de Rondônia, foram quase 50 mil inscrições, sendo que cerca de 18 mil são de estudantes que estão na fase de conclusão do terceiro ano. O ENEM é a principal porta de entrada para o ensino superior e, por isso, é muito importante que todos os candidatos observem corretamente os horários de chegada ao local de prova. Também é muito importante observar todos os dados do cartão de inscrição para evitar erros de última hora. Os candidatos precisam levar suas garrafinhas de água, o modelo ideal é transparente, e levar também barras de cereais, biscoito, chocolate e outros alimentos, além de levar os documentos pessoais. Como a prova tem uma duração longa, a sugestão é evitar sair da sala de prova, para manter a concentração. Todas as escolas públicas da rede estadual realizaram aulões com os alunos, visando a preparação para o ENEM 2025 e a expectativa é que os candidatos tenham os melhores resultados possíveis. Na prova deste domingo, os alunos vão responder questões de Linguagens e códigos, Ciências humanas, Língua Estrangeira e farão a redação. No horário de Rondônia, os portões serão abertos às 11 horas e fechados ao meio dia. Como se trata de um compromisso muito importante, é melhor chegar ao local com boa antecedência. A coluna deseja muito sucesso a todos os candidatos!
SEMANA DO CAFÉ
Na semana passada, aconteceu, no estado de Minas Gerais, a 13ª Semana Internacional do Café. Como o estado de Rondônia está entre os maiores premiados do país, diversos produtores de Cacoal e outros municípios do estado foram a Minas Gerais participar do concorrido evento, que contou com produtores e cafés de todas as regiões brasileiras. Na 13ª edição da Semana Internacional do Café, os municípios de Seringueiras e Espigão do Oeste estiveram no topo das premiações, o que prova que, além de Cacoal, outros municípios de Rondônia também fazem fortes investimentos na busca pela qualidade do café produzido em nosso estado. Vários jornalistas, servidores públicos do setor de agricultura e outros técnicos rondonienses viajaram ao estado de Minas Gerais para acompanhar de perto mais uma edição deste evento que já é considerado uma referencia internacional. Na condição de destaque na produção de café de alta qualidade e aceitação no mercado internacional, o estado de Rondônia certamente vai realizar muitos outros eventos em 2026, com a finalidade de expor e mostrar as novas tecnologias que fazem do estado uma vitrine cafeeira do Brasil. A tendência também é que novos produtores do grão possam surgir no estado, uma vez que a atividade é muito rentável e contribui de modo significativo na geração de emprego e renda. Parabéns a todos os produtores de Rondônia que participaram da Semana Internacional do Café!
RODOVIÁRIA DE CACOAL
A Rodoviária do Colono, que agora atende no serviço de embarque e desembarque em Cacoal, realmente tem atendido bem à finalidade, já que possui uma estrutura que permite a instalação de todas as empresas de transporte e também de alimentação e outros produtos. O local tem sido muito bem cuidado e os usuários fazem elogios constantes. Um fato que tem gerado reclamação é com relação a diversos condutores de veículos que estacionam em locais não permitidos, criando transtornos para a circulação dos ônibus, mas isto deve ser corrigido muito em breve, porque os agentes da SENTTRAN de Cacoal fiscalizam o local com frequência. Todos os locais apropriados para o estacionamento de carros e motos foram devidamente sinalizados pela Prefeitura de Cacoal, mas alguns condutores ignoram a sinalização e deixam seus veículos em locais inadequados. Algumas pessoas sugerem que multas devem ser aplicadas aos infratores, mas a orientação do prefeito Adailton Fúria é que, primeiro, os condutores sejam orientados, sem a necessidade de multas, já que o local passou a funcionar há pouco tempo e ainda será necessário que todas as pessoas estejam adaptadas. Claro que, após o período de orientação, aqueles que insistirem em descumprir as regras de estacionamento terão as penalidades legais, mas a orientação inicial do prefeito, para evitar multas, é correta. Vale lembrar que estacionar em locais proibidos podem provocar acidentes e outros transtornos.
ABANDONO AFETIVO
No último mês de outubro, entrou em vigor a nova lei que trata do abandono afetivo de pais em relação aos filhos. A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional e passou a vigorar a partir do dia 28 de outubro. No texto da lei, está previsto que os pais que não cumprem a assistência aos filhos podem ser punidos com indenização. A lei prevê, entre outros fatores, o abandono da vida escolar dos filhos, situação muito comum em Rondônia, onde muitos pais não participam da vida escolar dos filhos. Este fato causa sérios prejuízos ao desempenho de crianças e adolescentes e prejudica a formação do caráter dos menores. Em Cacoal, os casos são muito comuns. Alguns professores ouvidos pela coluna afirmam que muitos pais estão desde o mês de fevereiro deste ano sem comparecer a nenhuma reunião nas escolas e sequer sabem as notas dos filhos. Outro fato muito comum é de pais que não sabem as séries em que os filhos estão matriculados, o que comprova que realmente não dão aos filhos a assistência necessária. É um dever dos pais verificar frequentemente os cadernos dos filhos, ajudar na realização de tarefas das escolas e cobrar dos filhos que cumpram as atividades. Tudo isto já estava previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, mas não havia a previsão de indenização por abandono afetivo. Os valores da indenização serão estabelecidos conforme cada situação e, por isso, não possuem um valor único. Antes que alguém seja punido por abandono dos filhos, o melhor é passar a cuidar da vida escolar das crianças, porque assim as punições serão evitadas e os alunos terão melhores resultados.
CÂMARA DE CACOAL MUDA SESSÕES PARA AS 18 HORAS
Os vereadores de Cacoal parecem ter mudado de opinião sobre o horário de realização das sessões ordinárias do legislativo cacoalense. A sessão ordinária desta segunda-feira, dia 10 de novembro, será às 18 horas, como ocorria em anos anteriores. A mudança do horário para as manhãs de segundas-feiras ocorreu ainda no período de pandemia, quando as aglomerações não eram permitidas, mas os vereadores insistiram em manter a situação. Com a realização das sessões no período noturno, é provável que o público presente nas sessões seja maior a partir de agora, porque somente os servidores da Câmara de Cacoal participavam das sessões. Embora haja a transmissão em diversos canais, muitas pessoas preferem comparecer ao local, porque é muito mais adequado acompanhar os trabalhos e até mesmo falar com os vereadores sobre eventuais demandas. Aliás, a atual legislatura não apresentou grandes mudanças, porque poucos projetos foram elaborados pelos novos vereadores e os gastos com diárias e outros itens são maiores que antes. Recentemente, foi divulgado que a Câmara de Cacoal investe altos valores no aluguel de veículos que são utilizados pelos vereadores. Esta situação precisa ser analisada com maior rigor, porque o aluguel de veículos está muito distante de ser uma prioridade. Os vereadores precisam elaborar e aprovar projetos que tragam benefícios para a sociedade, porque foi isso que prometeram durante a campanha em 2024.
FAMÍLIA NO CONGRESSO
O deputado federal Chrisóstomo Moura (PL) foi denunciado, por um dos principais jornais de Brasília, pela contratação de diversos parentes que estão lotados em seu gabinete no Congresso Nacional. Entre os parentes estariam a esposa do deputado, cunhados e cunhadas. O deputado circula nos municípios de Rondônia fazendo duros discursos contra a corrupção e em defesa da moralidade no serviço público. O fato de contratar parentes é algo que muitas pessoas consideram normal e Chrisóstomo não é o único membro da bancada federal do estado que adotou essa velha prática, mas ele certamente será cobrado pelo fato. Quando a notícia foi divulgada em jornais de Rondônia, surgiram inúmeras críticas ao deputado, justamente porque ele costuma pregar a moralidade. Até o momento, não houve nenhuma manifestação pública por parte dele, mas é provável que ele se manifeste na próxima semana. Membro da CPMI que investiga os roubos contra aposentados, o deputado Chrisóstomo tem sido visto em Brasília como uma figura bizarra, já que ele usa os microfones durante as sessões da CPMI, quando não para criticar a esquerda, para falar de situações que nada têm a ver com as atribuições da comissão. Poucos dias atrás, o deputado resolveu propor que os depoimentos fossem interrompidos para que os congressistas cantassem os parabéns para um amigo dele, já que era o dia do aniversário. O presidente da comissão rejeitou a ideia e declarou que a comissão tinha assuntos mais sérios para serem discutidos.
CASAL RAUPP
Muitas pessoas comentavam em Rondônia que o ex-senador Valdir Raupp estava se preparando para voltar a disputar eleições em Rondônia. Porém, ele foi questionado recentemente sobre o assunto e declarou que não pretende participar da eleição do próximo ano. Raupp foi, governador e senador pelo estado, assim como sua esposa Marinha Raupp, que foi eleita cinco ou seis vezes, sempre com votações muito expressivas. Entretanto, após a derrota que o casal sofreu nas urnas em 2018, Raupp e sua esposa decidiram ficar afastados das disputas. Acostumada a figurar como mais votada em Rondônia, Marinha Raupp teve apenas 18.223 mil votos, ficando na 16ª colocação e com 10 mil votos a menos que o deputado menos votado entre os eleitos daquele ano. O resultado certamente não era esperado por ela e depois das eleições Marinha Raupp não apareceu em nenhum município do estado. Os rumores de que seu esposo seria candidato em 2026 até animaram alguns aliados, mas o ex-senador tratou de descartar sua participação. Para muitos eleitores de Rondônia, o casal Raupp faz muita falta, porque a atual bancada federal é muito fraca e praticamente não produziu nada a favor dos rondonienses.
VEREADORES DA CAPITAL
Uma notícia divulgada essa semana pode causar muito barulho em Porto Velho, porque vários vereadores supostamente estariam utilizando as verbas de gabinetes de maneira indevida. Ainda não existe nenhuma investigação oficial sobre os fatos, mas existem denúncias de falsificação de documentos, desvios de recursos públicos e outros crimes. Claro que não se pode fazer nenhuma acusação precipitada, mas é necessário que as autoridades competentes procurem ficar atentas e investigar o caso. A Câmara de Porto Velho parece ter piorado nessa legislatura, porque diversos casos que exigem investigações mais profundas foram protagonizados pelos edis da capital. O contribuinte de Porto Velho logicamente não esperava que, no primeiro ano da legislatura, surgissem tantas situações vexatórias, envolvendo práticas, no mínimo, duvidosas dos vereadores eleitos em 2024 com a missão de criar novos projetos e melhorar a vida da população. A capital de Rondônia melhorou nas obras de infraestrutura, mas ainda existem muitos bairros que necessitam de obras e instalações públicas. É dos vereadores o dever de cobrar do executivo que essas obras sejam executadas, porque a população não pode ser abandonada justamente por quem foi eleito para cuidar do povo. Infelizmente os casos de delitos praticados em câmaras municipais não é uma particularidade de Porto velho, já que existem graves denúncias em municípios do interior do estado. A política virou caso de polícia!
IEDA CHAVES
A deputada estadual Ieda Chaves esteve em Cacoal na última quinta-feira (06), quando fez a entrega de um veículo para a Associação Protetora de Animais Vira Lata Vira Amor. O veículo custou cerca de R$ 150.000,00 que foram destinados por emenda da deputada. A associação presta relevantes serviços ao município e a iniciativa da deputada é louvável, porque vai possibilitar maior agilidade nas atividades realizadas pelos voluntários da Vira Lata Vira Amor. Mesmo antes de ser eleita deputada estadual, Ieda Chaves já tinha uma atuação muito conhecida na capital do estado, em defesa da causa animal. Ela possui um canil em sua propriedade rural e realiza um trabalho muito eficiente sobre a causa animal. Para a associação Vira Lata Vira Amor, certamente será muito importante contar com o apoio de uma pessoa que já atua na defesa da causa animal e que resolveu aderir ao movimento na Capital do Café. Ieda Chaves é esposa do ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, e teve uma atuação brilhante na função de primeira dama, durante os dois mandatos de Hildon na capital. Foi justamente pela atuação de destaque que ela se elegeu em 2022 como a segunda mais votada, com 24.667 votos, ficando atrás apenas de Laerte Gomes, por uma diferença de menos de mil votos.




















