Search
12 de dezembro de 2024 – 10:21

Coluna BOCA MALDITA – FARRA DE DIÁRIAS

DIA DO SERVIDOR PUBLICO

O dia 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil. Assim, a coluna faz um registro especial em homenagem a todos os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público em nosso país, principalmente no estado de Rondônia e na nossa querida Cacoal. Durante esses quase dois anos de crise sanitária em que a covid-19 fez milhares e milhares de vítimas no país, os médicos, enfermeiros, técnicos e todas as demais pessoas que atuam na área de saúde tiveram intensa dedicação. Infelizmente, muitos servidores da saúde morreram, vítimas da doença, enquanto lutavam para salvar vidas. Mesmo assim, com todas as perdas, os trabalhadores da saúde seguem firmes na luta contra a pandemia e por esta razão, destacamos o Dia do Servidor Público com este registro. Parabéns a todos os servidores públicos, federais, estaduais e municipais. Certamente no próximo ano, quando esperamos estar livres da covid-19, será possível haver comemorações que possam reunir os servidores e oferecer um pouco de lazer a eles e seus familiares.

PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS

Os frequentes aumentos dos preços dos combustíveis no Brasil começam causar profunda irritação nos rondonienses. Como é fácil perceber, a alta de preços dos combustíveis afeta diretamente todos os demais setores da economia. A inflação é visível no Brasil e Rondônia não está de fora. Quem frequenta o comércio em Cacoal já percebeu que os empresários estão incomodados e sabem que isto pode ficar mais complicado. A dona de casa e os demais consumidores também sentem que a crise ameaça e a situação não será fácil nos próximos meses. Em comentário que fez sobre uma solução para o problema dos preços de combustíveis, o presidente da república Jair Bolsonaro afirmou que pensa privatizar a Petrobrás para que tal situação deixe de ser administrada pelo governo. O problema é que a população de Rondônia já conhece os efeitos da privatização, porque sofre muito com os altíssimos valores cobrados nas contas de energia e sabe que o combustível acompanha o valor do dólar.  Só não se sabe se o dólar cair, o preço do combustível vai cair também, Quando sobem os preços de combustíveis, a carne,  o feijão,  o arroz ficam sempre mais caros e a camada mais pobre da população pode sofrer muito.

GREVE DOS CAMINHONEIROS

Aliás, existe a possibilidade de acontecer na próxima semana uma greve nacional dos caminhoneiros. Caso isto aconteça, a principal consequência será a falta de produtos no mercado, fenômeno que eleva os preços e acelera a inflação. Os caminhoneiros alegam que o governo brasileiro precisa atender as reivindicações da categoria, principalmente com relação aos preços do óleo diesel e do frete. O prazo de 15 dias que os caminhoneiros deram ao governo vence na próxima segunda-feira, data que pode marcar o início da greve. É importante ressaltar que os caminhoneiros possuem atividade fundamental para a população brasileira. Uma greve dessa categoria certamente teria um impacto muito forte neste momento. A última vez que os caminhoneiros fizeram uma greve foi em 2018 e o movimento abalou o pais inteiro. O governo precisa ouvir as reivindicações dos profissionais do volante e tentar buscar um consenso para evitar esta situação de greve nas estradas.

ESCOLINHA POMERANA

Muitos vereadores de Cacoal e o prefeito podem não saber, mas, no dia 17 de outubro, aconteceu na Estância Pomerana, na Linha 14, distrito de Divinópolis, um belíssimo evento em homenagem às crianças do distrito. A festa foi organizada pelo produtor rural Gilmar Felberg e sua esposa e contou com pequena colaboração de algumas pessoas da cidade. Na ocasião, mais de 200 crianças compareceram ao local e participaram de diversas brincadeiras oferecidas pela organização do evento. Além disso, houve a distribuição lanches, picolés e refrigerantes. A data também serviu para que o Gilmar Felberg pudesse fazer as inscrições das crianças que farão escolinha de futebol em Divinópolis. A iniciativa é do produtor rural Gilmar Felberg, mas a AMEC poderia muito bem estudar uma forma de ajudar. Logo depois que foi anunciado o início das aulas da escolinha de futebol, dezenas de pais da Linha 15 entraram em contato com Gilmar, querendo colocar seus filhos para praticar a atividade esportiva. Nesse caso, o problema é a falta de transporte para as crianças da Linha 15. Esta é uma situação que o ex-vereador Claudemar Littig (Mão) deveria ter interesse em resolver, porque ele vive no setor rural e é presidente da Autarquia de Esportes do município.

ELEIÇÃO NA OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil vai realizar no mês de novembro a eleição para os novos membros da Seccional de Rondônia e da Subseção de Cacoal. O Dr. Diógenes de Almeida é candidato à reeleição na Capital do Café e sua candidatura tem a adesão de um grande número de profissionais da categoria. O trabalho desenvolvido pela gestão do Dr. Diógenes na Subseção de Cacoal realmente é merecedor de elogios. Além de atuar firmemente em defesa dos direitos dos advogados, a inauguração da nova sede da OAB em Cacoal mostra a dedicação do atual presidente e sua diretoria. A OAB possui uma importante função social no Brasil e por isso é importante que em todos os estados e municípios a instituição seja dirigida de maneira democrática, aberta à sociedade e sempre vigilante na defesa dos interesses dos advogados e advogadas. No caso de Cacoal, temos observados que essas situações são sempre observadas pelos dirigentes da instituição e, por esta razão, a OAB é respeitada em Cacoal. Em breve, divulgaremos aqui informações relacionadas com as duas chapas que disputam a eleição da Ordem do Advogados do Brasil no município de Cacoal.

AULAS PRESENCIAIS

O vereador Valdomiro Corá tem cobrado, diariamente, do prefeito Adailton Fúria, a volta das aulas presenciais na zona rural de Cacoal. Esta semana o vereador usou a tribuna para fazer vários questionamentos ao prefeito e ao secretário de educação a respeito da situação. Entre os problemas citados por Corazinho, ele cobrou da administração que tome medidas urgentes com relação ao transporte escolar e afirmou que os 11 ônibus novos recebidos pela administração municipal não serão suficientes para atender às demandas. Na avaliação do vereador, a secretaria de educação deve adotar medidas emergenciais para a contratação de transporte e começar imediatamente as aulas presenciais com os alunos da zona rural. Corazinho criticou o secretário de educação e o prefeito, afirmando que os alunos estão sendo prejudicados pela falta de ações concretas da administração.

FARRA DE DIARIAS

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Cacoal diversos vereadores questionaram os critérios de pagamento de diárias para diversos servidores da saúde no município. Entre os casos questionados, foi citada a situação de um servidor que exerce a função de chefe do setor de transporte da secretaria de saúde de Cacoal, mas que viaja com muita frequência para diversos outros municípios do estado. Talvez o caminho neste momento seja que a Câmara de Cacoal faça uma convocação ao servidor ou mesmo à Secretária de Saúde para que eles esclareçam sobre os mecanismos de recebimento de diárias na saúde. O grande problema na história é que o Poder Legislativo de Cacoal enfrenta muitas críticas da população justamente pela farra de diárias que tem acontecido dentro da Casa de Leis. Vai ser bem interessante ver os vereadores campeões de recebimento de diárias sem explicações lógicas cobrando dos servidores da saúde explicações sobre o assunto.

DENÚNCIAS VAZIAS

O prefeito Adailton Fúria usou todas as redes sociais, poucos dias atrás, para dizer que uma pessoa cujo nome é Aldo, que foi presa em uma operação policial que investiga a corrupção em Rondônia, é o mesmo Aldo citado na confusão envolvendo o prefeito e o vereador Paulo Henrique. Não se trata da mesma pessoa e aqui na coluna já tínhamos informado isto. Poucos dias atrás, o Aldo que é amigo do vereador compareceu para fazer um depoimento às autoridades de Cacoal justamente sobre a situação. Pelas informações que temos, ele estaria muito irritado, por ter sido um eleitor do prefeito e agora constatar o prefeito tentando confundir seu nome com o nome de uma pessoa presa por corrupção. Em um programa de televisão pela internet, um apresentador também fez duros ataques ao vereador Paulo Henrique e disse várias vezes que a pessoa presa era cúmplice do vereador. Resta saber se o apresentador já descobriu que são duas pessoas diferentes e se ele vai fazer os esclarecimentos aos seus telespectadores sobre as denúncias que fez contra o vereador e que não possuem os devidos fundamentos.

PAIXÃO E PODER

Os bastidores políticos de Cacoal estão bem agitados nos últimos dias, mas, desta vez, não se trata de nenhuma polêmica envolvendo projetos que tramitam na prefeitura ou na Casa de Leis. A novidade é que uma autoridade do município está muito apaixonada e o fato já conhecido por muitas pessoas que frequentam o ambiente político cacoalense. Como a finalidade da coluna não é tratar de paixões das autoridades, não vamos citar nomes, mesmo porque isto poderia criar muitos transtornos para o romance. Aliás, não é a primeira vez que este tipo de situação acontece e nem será a primeira. Muitas pessoas não lembram, mas, em nível nacional, os problemas que culminaram com a queda do ex-presidente Fernando Collor de Melo começaram quando ele se apaixonou pela cunhada Thereza Collor, fato que deixou Pedro Collor, o irmão do presidente, muito irritado. Na época, Pedro Collor deu uma entrevista para a Revista Veja e contou tudo que sabia sobre as relações políticas do irmão. Foi um pivô para a criação da CPI que derrubou o Caçador de Marajás. No caso de Cacoal, não existe nenhuma cunhada na situação, mas existe um caso…

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp