Search
12 de dezembro de 2024 – 11:39

Coluna Boca Maldita – AMOR A CACOAL

CALENDÁRIO ELEITORAL 2022

Os partidos políticos, pré-candidatos e eleitores precisam estar atentos para o Calendário Eleitoral referente às eleições deste ano. No caso das instituições partidárias e eventuais candidatos, os prazos para desincompatibilização devem ser cumpridos e no dia 01 de abril encerra o prazo para as filiações partidárias de pessoas que desejam disputar as eleições. A data também vale para servidores públicos ocupantes de cargos que exigem o afastamento seis meses antes da eleição, caso de secretários municipais, estaduais e outras funções previstas na legislação eleitoral. Com relação aos eleitores, aqueles que precisam resolver pendências referentes ao titulo eleitoral devem procurar a Justiça Eleitoral até o mês de maio, mesma regra para quem fará o titulo pela primeira vez. Como a discussão politica ficou muito polarizada nos últimos anos, certamente muitas pessoas que estão sem votar por algum período terão interesse em regularizar seus títulos, assim como os jovens de 16 anos, que votarão pela primeira vez, precisam participar efetivamente da política do país. As escolhas feitas este ano são muito importantes para a condução do estado de Rondônia e do Brasil, até o fim de 2026. O ato de votar é um ato de cidadania e tem muita importância para melhorar a vida de todos os brasileiros. Por esta razão, não podemos esquecer os prazos para que todos tenham o direito de votar.

DIMAS BARBOSA

Já que o assunto é a eleição deste ano, precisamos estar atentos aos nomes que serão colocados à disposição da população. Dimas Barbosa, servidor aposentado dos Correios e pessoa muito conhecida em Cacoal e na região da Zona da Mata de Rondônia, deve colocar seu nome para a apreciação do eleitor. Ele viaja neste fim de semana para Vilhena onde participará de um importante evento político que deve contar com a presença de muitas outras personalidades políticas do estado. Em contato com nossa coluna, Dimas Barbosa informou que avalia a possibilidade de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Assim, ele vai ao Sul do estado com a finalidade de assinar a ficha de filiação ao Partido Social Cristão (PSC) e deve voltar com novidades sobre suas pretensões políticas. Caso decida realmente disputar as eleições, Dimas deve contar com o apoio de diversas lideranças políticas de Cacoal, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, São Felipe, Parecis e diversas outras cidades da região. Como há muitos eleitores insatisfeitos com a atuação dos atuais deputados federais, Dimas Barbosa e outros nomes novos certamente podem contar com apoio de parte significativa desses eleitores. Atualmente o PSC de Rondônia não conta com nenhuma cadeira na Câmara Federal e caso não haja a filiação de nenhum dos atuais membros da bancada federal, existe aí a possibilidade de eleger nomes novos. Claro que muita água vai rolar até agosto, prazo para finalizar candidaturas. Então vamos esperar para conferir os acontecimentos.

RECUO CARNAVALESCO

O prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, mudou de opinião, em relação ao polêmico projeto de sua autoria que foi encaminhado à Câmara de Cacoal com a finalidade de acabar com o feriado de carnaval. No começo desta semana, ele enviou um documento ao legislativo solicitando que o projeto fosse retirado da pauta de discussão, solicitação que soou como grande alívio entre os vereadores e muitos trabalhadores do serviço público e privado do município. No caso dos vereadores, eles sentiram a pressão de ter que votar para contrariar interesses dos trabalhadores ou dos empresários de Cacoal, que alegam não ter condições de manter as empresas funcionando com o feriado. Vale lembrar que o feriado de carnaval existe há mais de 20 anos em Cacoal. Muitas pessoas desavisadas imaginaram que o projeto tinha apenas a finalidade de acabar com os bailes de carnaval, mas esse tipo de evento não existe em Cacoal. Na realidade, a polêmica não tem a ver com este fato. O problema é que o feriado poderia tirar diversos direitos dos trabalhadores e certamente iria ferir de modo muito impactante a popularidade do prefeito e de todos os vereadores que defendiam o fim do feriado. A posição dos vereadores que são empresários é fácil de compreender, porque eles defendem a classe empresarial e isso é muito justo. Mas é muito estranha a posição do vereador Lauro Kloch, tentando acabar com o feriado, porque ele pertence à categoria dos trabalhadores informais de Cacoal.

RONDÔNIA SEM MÁSCARAS

Na última semana, o prefeito de Cacoal Adailton Fúria assinou um decreto determinando que o uso de máscaras está abolido em lugares abertos do município. A medida acontece justamente no mesmo momento em que o governador de Rondônia, Marcos Rocha, assinou documento semelhante. O documento do governador, porém, foi mais além e aboliu o uso de máscaras em lugares abertos e fechados. Claro que a decisão de abolir as máscaras é polêmicas em Rondônia, porque o número de pessoas infectadas ainda é muito alto todos os dias. Assim, poucas pessoas aderiram à ideia e seguem utilizando suas máscaras em lugares abertos e fechados. A ANVISA e a FIOCRUZ, instituições nacionais que atuam sobre a pandemia da Covid-19 entendem que ainda é cedo para abolir o uso de máscaras, principalmente pela possibilidade do surgimento de novas variantes da doença. Muitas empresas públicas e privadas ainda mantêm em suas portas e paredes mensagens sobre o uso obrigatório de máscaras e as precauções certamente irão prevalecer por um bom tempo. O alto índice de mortalidade provocado pela Covid-19 no estado é uma prova de que alguns cuidados precisam ser mantidos, inclusive porque muitas pessoas vindas de vários estados brasileiros circulam pelas Terras de Rondon todos os dias, a passeio ou a trabalho. A possibilidade de infecção não está descartada, embora o clima seja mais tranquilo atualmente.

ÔNIBUS ESCOLARES

A polêmica sobre o início das aulas na Zona Rural de Cacoal continua. Esta semana, o prefeito Adailton Fúria e vários vereadores foram ao local onde a comissão municipal que avalia os ônibus terceirizados contratados para fazer o transporte escolar verificava as condições dos veículos. Em vídeo gravado e divulgado nas redes sociais, o prefeito anunciou que sugeriu à comissão que desclassificasse os ônibus que ele não considerava aptos para o serviço. Os vereadores presentes à vistoria não informaram que medidas serão adotadas pela Câmara de Cacoal sobre os ônibus desclassificados, mas eles costumam fazer filas para aplaudir outros eventos em que ônibus novos são apresentados para o legislativo municipal. Como a comissão que possui a atribuição de fiscalizar os ônibus não se manifestou publicamente, não é possível saber se acataram as ordens do prefeito para desclassificar os ônibus contratados, mas é necessário lembrar que a comissão é independente. Enquanto a situação não tem uma solução, centenas de alunos da zona rural esperam pelo início do ano letivo. Caso as aulas não tenham início com urgência, já se cogita a possibilidade de encerrar o ano letivo nas escolas rurais somente no começo do próximo ano, mas não há informações oficiais sobre esta situação.

PROBLEMAS COM A CHUVA

A secretaria de Obras de Cacoal e a secretaria de Agricultura terão muito trabalho para recuperar os prejuízos que têm sido causados pelas chuvas no município. Em algumas linhas, pontes chegaram a ser levadas pelas águas e a situação ficou muito complicada. Poucos dias atrás, o prefeito de Cacoal anunciou que uma máquina modelo PC estaria chegando ao município e que muitas coisas poderiam ser resolvidas com a aquisição desta máquina. Mas quem conhece a realidade de todas as linhas rurais de Cacoal sabe muito bem que uma única máquina não conseguirá cobrir todas as demandas e muita gente já teme a possibilidade de ficar para depois e esperar que a nova máquina seja utilizada apenas para atender amigos de políticos com influência na administração municipal. Algum tempo atrás, políticos de Cacoal prometeram que a cidade seria atendida com Patrulhas Mecânicas que seriam utilizadas para atender os produtores rurais de Cacoal. Até hoje, porém, tudo ficou apenas na conversa e certamente essas mesmas promessas serão apresentadas pelos mesmos políticos nas eleições deste ano. O eleitor de Cacoal precisa aprender a conviver com essas promessas vazias e entender que elas acontecem somente com a finalidade de ganhar votos. Não dá para entender o que passa na cabeça de um eleitor que aceita ser enganado várias vezes com as mesmas propostas.

AMOR A CACOAL

Falando nisso, existem alguns vereadores fazendo diversos acordos com políticos sem nenhuma relação com Cacoal e prometendo que vão arrumar votos para esses políticos. Alguns candidatos ou pré-candidatos a deputados estão desesperados tentando conseguir cabos eleitorais na Capital do Café e eles costumam procurar pelos vereadores. Nas conversas, os eventuais candidatos costumam dizer que precisam ter em Cacoal apenas 100 ou 200 votos e que podem recompensar seus cabos eleitorais com cargos para eles, familiares e amigos. Os vereadores que aceitam fazer o papel de cabos eleitorais de candidatos que possuem domicilio eleitoral muito longe de Cacoal são na realidade traidores do município, porque essas pessoas, quando são eleitas, somem da cidade e voltam apenas quatro anos depois. E não podemos esquecer que as pessoas que mais apoiam esses candidatos aventureiros são pessoas que declararam amor a Cacoal todos os dias. Esse amor que vigora somente em períodos eleitorais não pode ser aceito pelo eleitor que gosta de Cacoal de verdade. É preciso ficar de olho nessa manobra e lembrar que políticos com esse tipo de conduta precisam ser punidos nas urnas. Lembrando que da legislatura anterior, teve  vereador que trabalhou para deputado de fora do município e a recompensa para ele foi de voltar a atividade original.

AJUDA ESTADUAL

O governo de Rondônia anunciou esta semana que vai liberar cerca de 30 milhões de reais para ajudar os municípios afetados pelas cheias decorrentes das chuvas no estado. A ajuda será importante, porque milhares de famílias foram atingidas e os municípios não têm condições de oferecer ajuda sem o apoio do governo estadual. As famílias ficaram sem casas, tiveram seus móveis e produtos eletrônicos e elétricos danificados, perderam animais de estimação e muitas outras coisas. Os municípios esperam que a tramitação da ajuda financeira seja rápida para evitar maiores consequências. No caso de Cacoal, cidade importante da região central do estado, mais de 1.000 famílias foram atingidas e um grande número de empresas também sofreu as consequências das intensas chuvas deste inverno. Não há como calcular os prejuízos, mas a ajuda do governo de Rondônia será fundamental.

VALDEMIRO SANTIAGO

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou a concessão da mais importante homenagem do legislativo rondoniense para o pastor Valdemiro Santiago, dono da Igreja Mundial do Poder de Deus. Segundo os deputados, Santiago, que se intitula apóstolo,  presta serviços da maior relevância em defesa do povo de Rondônia. A coluna não tem nenhuma informação sobre quais serviços foram prestados por Valdemiro Santiago, mas esperamos que os deputados divulguem quais são esses serviços, para que possamos manter nossos leitores informados. Em diversos jornais eletrônicos de Rondônia a decisão dos deputados foi duramente criticada, porque realmente não há como constatar atos do pastor Valdemiro Santiago que possam ser considerados como relevantes serviços para Rondônia. É possível que os deputados tenham feito tal proposta apenas para pegar uma carona eleitoral com o líder religioso, mas isto não significa garantia de convencer o eleitor, porque em períodos eleitorais a população já sabe que muitas situações como esta podem surgir. Casos os deputados aleguem que os trabalhos prestados são de caráter espiritual, não há cabimento na proposta de condecorar  Valdemiro Santiago, porque diversas outras lideranças religiosas possuem trabalhos muito mais importantes em Rondônia. Essa mania que os políticos rondonienses têm de confundir a campanha eleitoral com as religiões é muito ruim para a credibilidade das instituições religiosas que aceitam participar desse jogo eleitoral.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp