ELEIÇÃO DA MESA DA CÂMARA DE CACOAL
Este fim de semana foi bem agitado nos bastidores políticos de Cacoal. O motivo é a eleição da Mesa Diretora, marcada para a próxima semana. Diversos vereadores tentaram se articular para oficializarem suas chapas, mas há muitos fatores que impedem o avanço nessas negociações. Um dos maiores problemas está no fato de que o Regimento Interno da Casa de Leis de Cacoal estabelece que é necessário fazer a inscrição com antecedência e por chapas. Outro grande obstáculo é a interferência externa, mesmo que muitas pessoas não saibam. Claro que há interesse do Executivo em eleger a chapa aliada do prefeito, assim como o grupo formado por outros vereadores trabalha para impedir que a Administração Municipal controle politicamente a Casa. A eleição para os dois primeiros anos foi muito fácil para o prefeito, porque seu grupo político elegeu a maioria dos vereadores, além do que alguns vereadores eleitos por outras coligações se aliaram à administração antes da posse. Agora o cenário é bem diferente e tudo indica que a situação será muito mais favorável aos vereadores de oposição, inclusive alguns que foram eleitos como aliados do prefeito, mas que foram colocados de lado no decorrer desses dois primeiros anos.
CHAPAS INSCRITAS
O prazo para a inscrição de chapas venceu hoje e apenas duas chapas foram inscritas. Uma delas é liderada pelo vereador Romeu Moreira e a outra liderada pelo vereador Valdomiro Corá. Inicialmente, o prefeito Adailton Fúria foi atrás de vários vereadores e tentou emplacar o vereador Luís Fritz como o candidato da administração. Entretanto, Fritz não tem o voto de vários vereadores e as negociações deram errado. Na chapa liderada pelo vereador Corazinho as articulações foram muito mais simples e a escolha do vereador Romeu pelo grupo do prefeito parece ter a intenção de atrair os votos de vereadores que não têm a simpatia pelo vereador Fritz. Agora a decisão ficará por conta dos vereadores Paulinho do Cinema, Zivan Almeida, Paulo Henrique e Magnison Mota, visto que eles não fazem parte das chapas inscritas. Ao que tudo indica a disputa por esses votos será intensa no fim de semana e durante todo o dia da segunda-feira. Como já é tradição em eleições desse tipo, certamente as promessas de bastidores serão muito grandes. Caso a eleição termine com o empate, o candidato mais velho será o vencedor. Neste caso a vantagem seria do vereador Corazinho, o mais velho da Casa.
PRESSÕES EXTERNAS
Uma coisa curiosa acontece nesse momento de discussões sobre a eleição para a presidência da Câmara de Cacoal. Um grupo de pessoas foi formado com a finalidade de fazer pressão contra os vereadores e exigir que votem no candidato apoiado pelo prefeito para a presidência. O argumento usado por eles é que Cacoal não terá vice-prefeito em 2023. Essa história de Cacoal não ter vice-prefeito já faz parte da tradição política de Cacoal e as mesmas pessoas que se preocupam com isso são aquelas que se organizam para fazer campanha eleitoral para todos os vice-prefeitos se tornarem deputados. Se tivessem mesmo preocupação com a falta de vice, a conduta mais adequada seria exigir que os políticos eleitos para o cargo de vice cumprissem o período de mandato de quatro anos. Grande parte das pessoas que hoje pressionam os vereadores estavam na campanha eleitoral do deputado eleito, Cássio Gois. Será que essas pessoas não lembravam que Cacoal ficaria sem vice-prefeito? Todos os vereadores que exercem mandato têm o direito de serem candidatos ao cargo de presidente da Casa de Leis. Não faz sentido eles serem atacados apenas porque são candidatos. As normas que estabelecem a hierarquia da sucessão municipal são muito claras. Por que o vereador Corazinho não pode ser candidato a presidente? Para agradar as pessoas que fizeram campanha para atual vice-prefeito ser deputado?
REDES SOCIAIS
Outra curiosidade relacionada com os vereadores de Cacoal é que pelo menos nove ou dez edis costumam fazer longos discursos afirmando que não gostam das redes sociais e não participam de nenhum debate nos grupos da cidade que tratam de política. Porém, sempre que há eleições para o cargo de vereador ou no caso da presidência da Casa de Leis, eles aparecem do nada e entram em todos os debates. Nessas ocasiões, eles consideram as redes sociais muito importantes e úteis, mas depois somem sem deixar vestígios. As exceções talvez sejam os vereadores Edimar Kapiche e Paulo Henrique, porque eles participam ativamente dos debates em diversos grupos de WhatsApp do município e utilizam diariamente as redes sociais para mostrarem suas ações no município. Há outros que possuem uma participação tímida e aparecem com rara frequência nos grupos. A maioria, entretanto, participou de discussões em grupos apenas no período de campanha em 2020, ocasiões em que sabiam todos os problemas da cidade e tinham as soluções na ponta da língua. Certamente estarão de volta em 2024 para tentar a reeleição, mas, para alguns, poderá ser tarde demais.
VACINAÇÃO DE CRIANÇAS
O Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça de Cacoal, encaminhou à Prefeitura de Cacoal uma recomendação para que as campanhas de vacinação de crianças sejam intensificadas no município. A recomendação é muito pertinente, porque há um índice muito grande de crianças que deixaram de ser vacinadas e isto pode comprometer a saúde dessas crianças no futuro. Diversos estudos divulgados pela imprensa brasileira mostram que, nos últimos anos, algumas doenças que estavam praticamente erradicadas voltaram a acontecer em vários estados do Brasil. Após receber a recomendação do Ministério Público, a Secretaria de Saúde de Cacoal anunciou que vai intensificar a vacinação de crianças e já existe uma agenda a ser cumprida. Agora caberá às famílias atenderem o chamado e levarem seus filhos para vacinar. O sarampo, a poliomielite e outras doenças precisam ser combatidas e a forma de evitar esses males é a vacinação das crianças.
TRAGÉDIA ANUNCIADA
Na última quinta-feira, aconteceu em Cacoal um grave problema, no local onde estão os manifestantes que protestam contra o resultado das eleições presidenciais de 30 de outubro. Um caminhoneiro que tentava passar pelo bloqueio e foi impedido pelas pessoas que estavam no grupo ficou descontrolado e resolver enfrentar os manifestantes. Ele acelerou o caminhão e derrubou diversas barracas instaladas no acampamento, fato que gerou grande tumulto. Segundo informações de pessoas que estavam no local do fato, houve uma correria muito grande e duas pessoas acabaram atingidas em função das manobras do motorista. Após os fatos, ele foi localizado no distrito de Riozinho e foi conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Cacoal. Felizmente nenhuma pessoa morreu no conflito e as autoridades precisam ficar muito atentas, porque outras ocorrências dessa natureza podem acontecer com a possibilidade de resultados fatais. O direito às manifestações pacíficas é garantido por lei, mas é necessário que haja segurança das pessoas. Tanto o motorista do caminhão como outras pessoas poderiam ter perdido a vida nesse episódio lamentável.
RATEIO DA EDUCAÇÃO
Os professores da Rede Pública da educação de Rondônia se preparam para o encerramento do ano letivo de 2022. Este ano, os trabalhos foram muito mais intensos e desgastantes, visto que ficou uma grande lacuna no aprendizado dos alunos nos dois anos da pandemia. Este problema aconteceu porque um grande número de alunos das escolas estaduais não tinha condições para acompanhar as aulas remotas, pela falta de computadores, celulares e outros equipamentos. Não foi fácil para os alunos, professores e para as famílias. Ao encerrar as atividades deste ano, os profissionais de educação de Rondônia também esperaram que o Governo do Estado também faça o rateio das sobras dos recursos do FUNDEB, como aconteceu no ano passado. Até este momento, o governador Marcos Rocha ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas certamente já existem estudos sobre a situação. Marcos Rocha foi reeleito para mais quatro anos de mandato com expressivo apoio dos profissionais da educação e certamente ele sabe desta situação. O rateio é uma forma muito significativa de aquecer a economia do estado e os profissionais merecem. Este ano eles tiveram muito trabalho e os resultados têm sido muito positivos.
IEDA CHAVES
A deputada estadual eleita, Ieda Chaves, que também é a primeira-dama da capital, decidiu fazer uma grande distribuição de brindes para as crianças de Porto-Velho. Em parceria com empresas aliadas da deputada eleita, ela distribuirá milhares de brindes de Natal nos próximos dias, entre eles quase 2.000 bicicletas. Vale destacar que a decisão de distribuir os brindes acontece dois meses após ser eleita, o que mostra que Ieda Chaves terá um mandato muito voltado para as ações sociais. Aliás, sua vitória nas urnas já era esperada justamente pela atuação na área social muito antes das eleições. Desde a eleição do prefeito Hildon Chaves, para o primeiro mandato, ela já tinha um grande grupo que fazia um trabalho muito intenso no campo social. É claro que o apoio do esposo contou muito para a eleição da deputada, mas ela possui brilho próprio e tem muitas iniciativas. A imprensa de Porto-Velho é praticamente unânime em afirmar que ela é a primeira-dama mais atuante da história da capital de Rondônia. Assim, com essa biografia, não será nenhuma surpresa se a deputada Ieda Chaves entrar futuramente na disputa por cargos mais altos da política no estado. Habilidade, discurso convincente e grupo político sólido ela tem, e sua votação no interior de Rondônia deixa claro que ela não tem liderança política somente na capital. Caso ela estenda essas ações sociais para o interior, durante o mandato de deputada estadual, teremos futuramente uma forte liderança feminina no cenário estadual rondoniense, o que será muito importante para o estado.
PRESTAÇÕES DE CONTAS
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia aprovou as contas de diversos deputados estaduais eleitos em 02 de outubro, entre eles os deputados Cirone Deiró e Cassio Gois, que serão os deputados de Cacoal nos próximos anos. As contas de campanha não impedem a posse dos novos deputados, casos sejam reprovadas pelo TRE, porém constituem motivo de inelegibilidade para eleições futuras. Aliás, todos os candidatos que participaram da eleição são obrigados a apresentarem a prestação de contas, inclusive aqueles que formalizaram renúncia às candidaturas. Nas eleições deste ano, muitos candidatos tiveram seus pedidos de registro de candidaturas negados exatamente pelo fato de não terem prestado contas nas eleições anteriores. Como este ano os partidos e candidatos receberam muitos recursos de campanha, certamente tiveram a preocupação de contratarem profissionais do ramo do Direito e das Ciências contábeis, profissionais necessários para qualquer político que pretende ter carreira longa.
PARA REFLETIR
“Gostaria de uma sociedade mais justa, menos corrupta, com menos hipocrisia, mais digna, com mais amor ao próximo, menos preconceito, menos rancor e principalmente mais paz na alma”. (Albert Einstein)