Rondônia, 20 de julho de 2024 – 20:08
Search
Anuncie aqui
Search
20 de julho de 2024 – 20:08

Coluna Boca Maldita – PROPAGANDA INADEQUADA

Anuncie aqui

GERALDO ALKIMIN

O candidato a governador pela frente de esquerda em Rondônia, Daniel Pereira, anunciou esta semana que Geraldo Alkimin, candidato a vice na chapa com Lula, virá ao estado na próxima quinta-feira. A visita do ex-governador de São Paulo tem como objetivo reforçar a campanha de Luís Inácio Lula da Silva em Rondônia e dizer aos rondonienses que o candidato de Lula no estado é Daniel Pereira. Rondônia é um estado tradicionalmente bolsonarista, mas a vinda de Geraldo Alkimin pode ser muito importante para reforçar a campanha da frente progressista. A presença de Alkimin na chapa de Lula é um fato que deu nova dinâmica para a esquerda brasileira, porque grande parte dos empresários e outros segmentos que resistiam apoiar o petista acabaram aderindo à campanha e isto faz grande diferença no estado de São Paulo onde Lula lidera todas as pesquisas. Caso o vice de Lula consiga atrair parte do empresariado rondoniense, será um reforço importante na campanha de Daniel Pereira, nesta reta final da disputa.

PESQUISAS EM RONDONIA

Os institutos Datafolha e IBOPE (atualmente IPEC) não possuem a tradição de terem acertado todas as pesquisas referentes às campanhas nas eleições para presidente da república. Entretanto, no estado de Rondônia, os dois institutos ficaram muito distante de acertarem as previsões nas eleições de Rondônia em 2018. Na ocasião, IBOPE e Datafolha indicaram que Maurão de carvalho e Expedito Júnior lideravam todas as intenções de votos e fariam a disputa final no segundo turno, com a vitória de Expedito Júnior. Nas urnas, Marcos Rocha saiu das últimas colocações, onde tinha cerca de 3 ou 4% dos votos, foi ao segundo turno, como o mais votado na primeira etapa da disputa e venceu Expedito Júnior com larga margem de diferença. Naquele ano, Marcos Rocha teve pouco mais de 66% dos votos no segundo turno, alcançando 530 mil votos, praticamente o dobro dos 269 mil votos de Expedito Júnior. Claro que as eleições deste ano têm um novo cenário, mas não se pode afirmar que nenhum dos candidatos tem a presença no segundo turno descartada, porque a história recente mostra que as coisas não são bem assim.

HORÁRIO DA ELEIÇÃO

Neste momento da campanha, muitos candidatos estão se preparando para a reta final da disputa em Rondônia e tudo indica que o ritmo será intensificado com muita determinação. Nada está definido, quanto as possibilidades de vitórias nas urnas, principalmente com relação à disputa pelas vagas de deputados estaduais. Porém os eleitores também precisam se preparar para o dia 02 de outubro, consultando no portal do Tribunal Regional Eleitoral os locais de votação e seções onde votarão. É muito importante que o eleitor saiba seu local de votação com antecedência para evitar transtornos de última hora no dia da votação. Outra situação para a qual os eleitores devem ficar muito atentos é com relação ao horário de votação. A votação terá início às 07 horas e o encerramento será as 16 horas. Em todas as eleições anteriores, o horário de encerramento era às 17 horas e o eleitor precisa lembrar desta mudança para não perder a oportunidade de votar. A participação de todos os eleitores é muito importante para consolidar o processo democrático. Como o encerramento da votação será às 16 horas, é necessário estar atento.

DEPUTADOS ESTADUAIS

Embora alguns eleitores mais pessimistas declarem que Cacoal pode ficar sem representantes na Assembleia Legislativa, a situação não é tão complicada como pensam essas pessoas. Cacoal possui cerca de 16 candidatos a deputados estaduais, sendo que alguns deles possuem, sim, chances muito reais de serem eleitos. Mesmo não havendo nenhuma pesquisa segura no estado capaz de indicar com precisão as possibilidades de vitórias, não se pode negar que o atual deputado Cirone Deiró possui chances reais, pelo fato de já possuir um trabalho de mandato em diversos municípios do estado e contar com aliados de peso em alguns desses municípios. Também não se pode descartar a possibilidade de vitória do vice-prefeito Cássio Gois, visto que seu principal cabo eleitoral é o prefeito Adaiton Fúria, eleito em 2020 com mais de 25 mil votos. A transferência de votos não é uma missão fácil, mas Cássio Gois pode sonhar com a cadeira, sim. Basta que tenha votação expressiva em outros municípios. No caso da ex-prefeita Glaucione, apesar de enfrentar duros ataques de seus opositores, possui um eleitorado fiel e sempre teve votação muito fortes em Cacoal.

FAZENDO AS CONTAS

Além dos candidatos já citados, há outros nomes com reais chances de vitória nas urnas, como é o caso de Luís Paulo, que é cogitado para ser o nome mais votado do Progressistas no estado. Dr. Vasques é outro nome com muitas possibilidades de vencer a eleição, visto que ele tem hoje sua campanha muito divulgada em outros municípios, possui aliados fortes e vem de uma votação muito expressiva em 2020, quando teve quase 13 mil votos em Cacoal, na disputa pela prefeitura. Algumas pessoas não têm acompanhado as campanhas de perto, mas o Dr. Paulo Henrique não será nenhuma surpresa, caso figure entre os eleitos, porque ele tem percorrido todos os municípios do estado e ganhou cabos eleitorais de peso de Guajará a cabixi, entre eles o ex-deputado Nilton Capixaba. Quem também tem percorrido muitas cidades é o ex-vereador Jabá Moreira e isso dá a ele a chance de ficar entre os dois ou três mais votados de seu partido, com boas chances de ter sucesso na eleição, visto que seu partido tem a possibilidade matemática de eleger candidatos com baixa votação. Todos os candidatos citados na coluna pertencem a partidos diferentes e isto aumenta as chances de Cacoal ter pelo menos duas cadeiras da Assembleia Legislativa de Rondônia.

LEO SIMÃO

A professora Leo Simão, que também disputa uma das vagas possui grandes chances de eleita por razões diferentes dos demais candidatos. Ela é atualmente presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação em Rondônia (SINTERO) e tem seu nome divulgado em todos os 52 municípios de Rondônia. Seu nome pode não figurar entre os campeões de votos em Cacoal, mas ela tem chances muito boas de ganhar uma cadeira, já que disputa a primeira colocação entre os candidatos do PT com Hermínio Coelho. Diversos analistas políticos da capital do estado avaliam que o Partido dos Trabalhadores reúne reais condições de brigar nas urnas para ter duas cadeiras na Assembleia Legislativa. Leo Simão tem cabos eleitorais fortes em Cacoal, possui um núcleo familiar sólido e hoje é a candidata mais conhecida da educação em Rondônia. Como preside o SINTERO, Leo Simão reside na capital hoje, mas ela é professora há mais de 20 anos em Cacoal e conhece grande parte da população. Não é à toa que sua irmã Penha Simão foi eleita vereadora no município e isto mostra a força da família. Caso os trabalhadores da educação de Rondônia entrem com tudo na campanha nesta reta final, ela terá todas as condições de garantir uma vaga.

CRIME ELEITORAL

Na última sessão ordinária da Câmara de Cacoal, o vereador Magnison Mota usou a tribuna para denunciar as práticas de uso indevido de servidores públicos e de empresas terceirizadas nas campanhas de candidatos ligados ao prefeito Adailton Fúria. O vereador afirmou ter conversado com o dono de uma das empresas terceirizadas e obteve dele a informação que os trabalhadores estão sendo obrigados a fazerem campanha para os candidatos do prefeito. Na ocasião, Magnison Mota solicitou ao presidente da Câmara de Cacoal que informe ao Ministério Público sobre os fatos que adote as providências para impedir tais abusos. Segundo o vereador, diversos secretários municipais e assessores mais próximos do prefeito fazem pressão diariamente e chegam a ameaçar de demissão os trabalhadores de empresas terceirizadas que não fizerem campanha para os candidatos do prefeito. As denúncias do vereador precisam ser apuradas, porque esta prática e proibida pela legislação eleitoral e não pode ser aceita pelas autoridades que fiscalizam a eleição.

PROPAGANDA INADEQUADA

As pessoas que organizam as campanhas de todos os candidatos em Cacoal precisam orientar suas formiguinhas para evitar confusões desnecessárias, durante as andanças e distribuição de material de campanha. Há muitas formiguinhas pregando cartazes e adesivos em lugares inadequados e gerando a revolta de muitos eleitores. Além disso, as pessoas lotam as caixas de correspondências das residências com propaganda de candidatos, fato que deixa os moradores muito irritados. A conduta das pessoas que distribuem material de campanha não pode ser esta, porque o eleitor não tem obrigação de ver seu muro, portas, portões e outros locais das residências poluídos com propagandas eleitorais. O correto é chegar, conversar, apresentar os nomes dos candidatos e perguntar se o proprietário aceita pregar cartazes, adesivos, faixas e outros materiais. A forma como têm agido muitas formiguinhas pode até fazer os eleitores mudarem de opinião, porque esta sujeira toda causa profunda irritação. Isso sem falar que a legislação prevê a aplicação de multa para propaganda irregular. Basta que o eleitor ligue para o número 148 e faça a denúncia.

SETEMBRO AMARELO

Estamos na metade do mês de setembro, mês no qual diversas instituições e pessoas fazem campanha para prevenção em relação ao suicídio. Assim, o Setembro Amarelo é dedicado a pregar o amor, o diálogo, a vida. É muito importante a campanha, porque muitas vidas podem ser protegidas com uma simples conversa, um carinho, um abraço. Não há nenhum problema que não seja resolvido com diálogo, com carinho e atenção. O amor ao próximo é uma das principais virtudes do ser humano e precisa ser consolidado por todas as pessoas que defendem a vida. Quando você tiver alguma dificuldade para enfrentar um problema, procure um amigo, procure uma pessoa de confiança, procure uma pessoa próxima e converse. Como temos em Rondônia uma população sempre disposta a ajudar, com certeza, haverá sempre alguém disposto a conversar, ouvir, orientar e buscar as soluções. A Tribuna Popular de Cacoal está de portas abertas para todas as campanhas e iniciativas que tenham a finalidade de divulgar o Setembro Amarelo. Viva a vida!!! E viva o amor ao próximo!!!!

 

PARA REFLETIR

“O objeto principal da política é criar a amizade entre membros da cidade”.  (Aristóteles)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp