TRIBUNA POPULAR
O jornal Tribuna Popular de Cacoal foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Rondônia, no último dia 28 de agosto. A Tribuna Popular é um veículo de comunicação histórico e possui 45 anos de instalação no município de Cacoal. Fundado e dirigido pelo pioneiro Adair Antônio Perin, o jornal tem como principal marca uma atuação voltada para informar a população sempre pautando como princípios a ética, a honestidade e dignidade. Em quase meio século do Jornal Tribuna Popular, Adair Perin sempre foi um homem muito honrado e construiu sólidas amizades em Cacoal e todos os demais municípios de Rondônia. Adair Perin é o responsável pela formação de muitos jornalistas na Capital do Café e nos municípios vizinhos. É muito grande o número de profissionais do jornalismo que atuaram e atuam na Tribuna Popular até hoje. Atualmente, Adair Perin está aposentado, mas sua filha Giliane Perin, jornalista muito querida em Cacoal, administra a equipe que segue produzindo um jornalismo sério e voltado para o respeito à população, com a publicação de informações de qualidade. A solenidade de homenagem à Tribuna Popular foi proposta pelo deputado estadual Cássio Gois.

REGISTROS HISTÓRICOS
Para se ter uma ideia da importância da Tribuna Popular de Cacoal, o jornal cobriu a transformação de Rondônia em estado, no ano de 1982; a visita do presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo, a explosão do quartel da Polícia Militar de Cacoal, em 1982; a eleição do primeiro prefeito e vereadores de Cacoal; o governo do coronel Jorge Teixeira; as conquistas esportivas do clube do União Cacoalense, time profissional da Capital do Café; a construção do asfalto na rodovia BR 364; o assassinato do senador Olavo Pires e inúmeros outros fatos tristes e alegres da história de Cacoal e do estado de Rondônia. Não há como negar o pioneirismo de um veículo de comunicação que nasceu junto com o estado e que até hoje realiza um trabalho reconhecido por toda a população. Com certeza, diversos outros fatos importantes poderiam ser citados na coluna, mas as autoridades e convidados presentes na sessão que homenageou a Tribuna Popular citaram diversos outros fatos. O papel de um jornal é registrar fatos e neste sentido, infelizmente, alguns fatos como a explosão do quartel da Polícia Militar não representam nenhuma alegria, porque as marcas da tragédia existem até hoje. A história é assim e devemos saber compreender os fatos.

CONSELHEIRO DE VIDA
O ex-deputado estadual Valdivino Tucura participou da sessão solene que homenageou o Jornal Tribuna Popular. Atualmente Tucura está afastado das disputas políticas e vive com a família em sua fazenda, mas ele fez questão de comparecer à solenidade e disse, ao usar a tribuna da Câmara de Cacoal que teve entre seus principais conselheiros o fundador da Tribuna Popular, Adair Perin. O ex-deputado certamente não foi a única pessoa que recebeu conselhos do pioneiro Perin. Com seu perfil meigo e conciliador, Adair Perin é uma pessoa que está sempre muito disposta ao diálogo e sempre viveu muito de perto todos os fatos da história de Cacoal. Recber conselhos e orientações de uma pessoa com a história do Perin é algo que realmente fica muito marcado na vida de uma pessoa. Até hoje, Perin procura conversar com todos os colaboradores da Tribuna Popular e passa informações e orientações que todo jornalista precisa ter na difícil rotina diária. A Tribuna Popular não seria um veículo tão histórico sem as orientações e conselhos de seu fundador. Parabéns ao Adair Perin!!

FIM DA GREVE
Na quinta-feira, 28 de agosto, os professores e técnicos educacionais encerraram a greve que já durava mais de 20 dias. O acordo que decretou o fim do movimento, porém, não foi bem aceito pelos trabalhadores, principalmente aqueles que residem nos municípios do interior do estado. Entre as várias pessoas que participaram da audiência realizada no Tribunal de Justiça de Rondônia, na capital do estado, estavam a presidente do Sintero, diversos representantes do governo de Rondônia, membros do Ministério Público e o advogado do sindicato. O acordo assinado por essas pessoas causou uma enorme revolta nos profissionais, porque não houve nenhuma reivindicação atendida e o que ficou registrado no acordo foi uma proposta que já havia sido rejeitada pelos trabalhadores bem antes do inicio da greve. Esta situação vai gerar muitos protestos da categoria, porque, entre as principais reivindicações, estava a realização de um concurso público, que o governo se recusa a fazer. A falta de professores e técnicos nas escolas é um dos maios problemas que o governo Marcos Rocha tem, desde o primeiro mandato. Em diversas ocasiões, o governo prometeu fazer o concurso, mas dificilmente acontecerá.
INIMIGO DA CATEGORIA
No documento que firmou o acordo, consta que os trabalhadores terão de volta o auxílio transporte, que tinha sido retirado pelo governo do próprio Marcos Rocha, no valor de 200 reais. Além disso, os trabalhadores terão um acréscimo de 247,00 no vale alimentação, considerado pelo governo e demais autoridades como um valor suficiente para que os profissionais da educação façam as compras do mês. O Auxílio Saúde pago pelo governo aos trabalhadores da educação é de R$ 50,00. O descaso com que os trabalhadores da educação de Rondônia são tratados pelo atual governo vai criar uma série de dificuldades para o coronel Marcos Rocha, caso ele realmente decida renunciar ao cargo para disputar uma vaga de senador. Marcos Rocha foi reeleito em 2022 com um forte apoio do setor de educação, justamente pelas promessas que foram feitas na campanha de reeleição, mas que até este momento não foram cumpridas. Durante todo o período de greve, os trabalhadores mostraram para a população todas as promessas que foram feitas e não foram cumpridas. O clima de indignação na categoria certamente vai colocar o coronel Marcos Rocha como um dos principais inimigos da categoria no cenário eleitoral de Rondônia.
CARONA ELEITORAL
No dia em que foi encerrada a greve dos trabalhadores da educação, o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, compareceu ao sindicato em Cacoal e fez um discurso dizendo que ele resolveu todos os problemas da educação no município, embora a realidade seja muito diferente. Em seu discurso, o prefeito disse que mais de 100 professores municipais em Cacoal recebem mais de 14 mil reais e que são os professores mais bem pagos do estado. A propaganda feita não representa bem a realidade, porque os professores que recebem os valores citados por ele possuem esses benefícios a título de gratificações e bônus que serão todos retirados na hora da aposentadoria. Os poucos professores que recebem os benefícios citados por Fúria não chegam a 30, eles trabalham em escolas rurais e têm direito de receber as gratificações de deslocamento. Assim, não se trata de nenhum avanço nas bases salariais. Como tem declarado que será candidato ao governo, certamente o prefeito imaginou que seria interessante pegar uma carona na revolta dos professores e técnicos estaduais para reforçar sua pré-campanha, mas a visita dele ao local soou como oportunismo, visto que durante todo o período de greve, ele não se manifestou. É muito fácil dizer que apoia a educação, quando existe conveniência eleitoral. Foi justamente isto que fez o governador Marcos Rocha em 2022. No discurso feito durante o encerramento da greve, faltou o prefeito citar que todos os professores municipais que atual nas escolas urbanas recebem salários menores do que os professores estaduais.
GREVE NA SAÚDE
O encerramento da greve dos trabalhadores da educação não significa que o governador Marcos Rocha terá tranquilidade para seguir sua rotina de visitas políticas nos municípios. Um dia após o encerramento da greve da educação, o Sindicato Médico de Rondônia anunciou que também entrará em greve por motivos semelhantes aos trabalhadores da educação. O governo de Rondônia tem uma equipe de servidores que formam uma tal MENP, que seria uma Mesa de Negociações Permanente. Entretanto, a única finalidade dessa MENP e colocar todas as dificuldades possíveis em qualquer tentativa de negociação de servidores estaduais de todos os setores. Nunca houve nenhuma negociação e o clima de hostilidade é sempre o mesmo. Na reunião com os médicos, os membros da MENP fizeram aquilo que já tinha feito com professores e técnicos: avisaram que não existe nenhuma proposta e que o governo não aceita negociar. Além disso, a MENP informou aos médicos que existe a possibilidade de diminuir os recursos aplicados na saúde, no ano de 2026. A vida da população pode ficar bem complicada em Rondônia, se depender dessa MENP.
TUDO AQUI
Na sexta-feira, o governador Marcos Rocha esteve no município de Cacoal para inaugurar um posto do sistema Tudo Aqui, órgão que trata da emissão de diversos tipos de documentos. A iniciativa para a instalação dos servidores foi do deputado estadual Cirone Deiró. Diversas autoridades políticas estavam presentes, mas não houve grande participação da população. Assim como aconteceu durante os mais de 20 dias de greve dos profissionais da educação de Rondônia, nenhuma das autoridades presentes cobrou do governador os compromissos com professores e técnicos. Todas as pessoas presentes bateram muitas palmas para o governador e o clima era de festa. Claro que a inauguração do posto do atendimento Tudo Aqui vai facilitar a vida de muitas pessoas, mesmo porque o sistema estadual da emissão de carteiras de identidade, por exemplo, funciona de maneira muito precária em todos os municípios do estado. Quando o HEURO de Cacoal foi inaugurado, também ficou a impressão de que todos os problemas seriam resolvidos no setor de saúde, mas a realidade é muito diferente. O posto do Tudo Aqui certamente vai atrair pessoas que vivem nos municípios vizinhos e isto também vai gerar um acúmulo de pedidos.
GOLPES EM CACOAL
A Subseção da Ordem dos Advogados de Cacoal tem feito vários anúncios para alertar a população sobre a ocorrência de inúmeros golpes praticados contra pessoas no município. Todos os membros da diretoria da OAB/Cacoal, além dos demais advogados e advogadas, estão preocupados com a situação, visto que muitas pessoas já foram lesadas. O presidente da Subseção da OAB/Cacoal, Miguel Barros, aproveitou a visita do presidente da OAB de Rondônia, Márcios Nogueira, na sexta-feira, para pedir que a Seccional da OAB no estado busque, junto ao Tribunal de Justiça de Rondônia, a adoção de alguma medida que possa conter os golpistas. Enquanto não há uma solução mais concreta, é muito importante que todas as pessoas fiquem atentas, ao receberem mensagens de e-mail ou celular, porque pode ser um golpe. Caso alguma pessoa receba mensagens exigindo o pagamento de valores, é muito importante procurar orientações antes de fazer qualquer pagamento, porque os golpes aplicados pelo PIX dificilmente são solucionados e as pessoas raramente conseguem rever os valores pagos. Em Cacoal, a OAB tem trabalhado com muita determinação para encontrar uma maneira de evitar que pessoas sejam lesadas pelos golpes.




















