ADEUS ENIVALDO!
Tribuna Popular não poderia deixar de registrar o falecimento do empresário Enivaldo Bussola, que entristeceu Cacoal nesta semana. Anunciante há muitos anos deste jornal, Enivaldo era leitor assíduo de Tribuna Popular, principalmente desta coluna Boca Maldita. Por isso, fica nossa homenagem em sua coluna de preferência. Proprietário da Pirâmide Materiais de Construção e outros empreendimentos na “Capital do Café”, Enivaldo foi vítima de um infarto fulminante após praticar o seu esporte favorito, o ciclismo, que tornou-se uma grande paixão. Toda a família Tribuna Popular e a sociedade cacoalense lamentam sua morte, rogando a Deus para que dê forças aos familiares e todas as pessoas próximas que eternamente sentirão sua falta!
SECRETÁRIOS MUNICIPAIS
Esta semana, o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, realizou a primeira reunião de trabalho do ano com a presença de todos os secretários municipais e presidentes de autarquias e da Fundação Cultural. O objetivo, claro, é afinar a sintonia e partir para as ações concretas planejadas pelo prefeito e sua equipe de campanha. Na ocasião, foram discutidos alguns problemas e metas a serem atingidas no primeiro ano de mandato. Diversos setores do município necessitam de ações urgentemente, como é o caso do setor de saúde onde são necessárias medidas concretas para o combate e a prevenção contra a Covid-19.
FICHA LIMPA
O prefeito Adailton Fúria tem recebido diversas críticas, inclusive de aliados de campanha, com relação à escolha de secretários. O nome mais criticado é Alcides Zacarias Sobrinho, ex-prefeito de Castanheiras, que foi nomeado para a Secretaria de Agricultura. Alcides do Som, como é conhecido em Castanheiras, tem ligação próxima com o deputado federal Expedito Neto e seria uma indicação do deputado. Nas eleições de 2020, Alcides Zacarias Sobrinho foi candidato a prefeito pelo PSD, mesmo partido do prefeito Fúria, em Seringueiras, mas teve o pedido de registro negado pelo TRE. Segundo consta no portal da Justiça Eleitoral de Rondônia, o motivo do indeferimento é a chamada Lei da Ficha Limpa.
AÇÃO JUDICIAL
Aliás, nos próximos dias, o novo Secretário de Agricultura da Administração Fúria poderá enfrentar problemas nos tribunais. O ex-Diretor do Hospital Regional de Cacoal, Marco Aurélio Vasques, ajuizou ação no Poder Judiciário em Cacoal, questionando a legalidade da nomeação de Alcides do Som. O Dr. Vasques alega em sua petição que o prefeito Adailton Fúria não cumpriu a legislação municipal em Cacoal a respeito da nomeação de pessoas barradas nos tribunais pela lei da Ficha Limpa. Uma lei municipal, de autoria do ex-vereador Celso Adame, impede que pessoas enquadradas pela Lei da Ficha Limpa sejam nomeadas para cargos comissionados no município de Cacoal. Importante destacar que a lei é de conhecimento do prefeito Adailton Fúria e está em vigência desde o período em que Fúria foi vereador.
CONSELHO DE INCOMPETENTES
A reunião do prefeito Adailton Fúria com os membros do Conselho Municipal de Agricultura vai deixar algumas marcas na memória das pessoas que fazem parte do conselho há 10, 15 ou 20 anos. Há quem diga que na reunião, o prefeito declarou que o Conselho Municipal de Agricultura nunca funcionou e serve apenas para abrigar interesses políticos de pessoas que não trabalham. O atual presidente do conselho, Sr. Claudinei, e o vereador Toninho de Jesus, que também faz parte do conselho, estavam presentes, ouviram as declarações do prefeito Adailton Fúria e não disseram uma palavra sequer. Ou eles concordam com o prefeito, ou eles não sabem como funciona o Conselho Municipal de Agricultura, órgão que desempenha um sério trabalho. Como a equipe de TP não pode acompanhar a reunião, não queremos acreditar que isso tenha acontecido desta forma, mas fica o registro dos comentários que circularam!
COVID-19 EM CACOAL
A situação da Covid-19 em Cacoal continua muito grave e a população precisa adotar todas as medidas de prevenção necessárias para impedir o avanço da doença no município. A região central do estado e o Cone Sul têm sido muito castigadas pela chamada Segunda Onda da Covid-19. Desde o mês de novembro, o número de casos positivos e óbitos aumentaram de maneira assustadora na Capital do Café e as autoridades fazem apelos diários para que as pessoas evitem fazer aglomerações.
VOLTA ÀS AULAS
O novo Secretário de Educação do município de Cacoal Gildeon, declarou esta semana que, por determinação do prefeito Adailton Fúria, a volta às aulas nas escolas públicas municipais de Cacoal deve acontecer em 22 de fevereiro. O secretário considera, inclusive, a volta das atividades presenciais, mas não há confirmação sobre o fato. Com o aumento significativo dos casos de Covid-19 no município, certamente será necessária uma avaliação criteriosa sobre o assunto e uma consulta oficial às autoridades sanitárias e outros órgãos ligados à fiscalização do setor de Educação. A volta às aulas presenciais precisa ser planejada pela administração municipal e não pode ignorar o parecer das autoridades sanitárias, para evitar que os problemas aumentem no município.
COMISSÕES DA CÂMARA
Na última terça-feira, a nova Câmara de Cacoal se reuniu para eleger os membros das comissões permanentes da Casa de Leis. Como já era previsto, o grupo do prefeito Adailton Fúria emplacou todos os presidentes das comissões da Câmara de Cacoal para o primeiro biênio. Assim, o prefeito tem a presidência da câmara e o controle de todas as comissões permanentes. Na prática, isso significa que o prefeito Adailton Fúria poderá aprovar as matérias em tempo recorde, já que não terá muitos obstáculo nas comissões ou na Mesa Diretora. Pelo menos da maneira como as comissões e a Mesa Diretora ficaram constituídas, nenhum vereador eleito pelo grupo do Dr. Vasques poderá ser acusado de atrapalhar a administração municipal.
AUSÊNCIA NOTÁVEL
No processo de escolha dos membros das comissões permanentes da Câmara de Cacoal, um detalhe chamou a atenção: o vereador Paulo Henrique, advogado e jornalista, foi praticamente boicotado pelo grupo do prefeito. Com excelente formação técnica e política, não dá para atender por que os novos vereadores fizeram de tudo para impedir que o Dr. Paulo Henrique fosse escolhido para presidir umas das comissões da Câmara de Cacoal. Para citar um exemplo, a Comissão de Justiça da CMC certamente ganharia muito elegendo um advogado para presidir a comissão. Nos bastidores, correm informações de que existe forte influência do prefeito e do vice em todas as discussões dentro do legislativo municipal de Cacoal. Mas… vai saber…
POSSE DO SINSEMUC
Esta semana, a nova Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cacoal (SINSEMUC) tomou posse para o mandato que terá como presidente o professor Fernando Neves. O SINSEMUC obteve algumas vitórias durante o mandato da ex-prefeita Glaucione Rodrigues, mas foram todas no âmbito do judiciário. Agora, com a proximidade que existe entre o novo prefeito e o novo presidente do sindicato, certamente muitas demandas serão atendidas.