Search
12 de dezembro de 2024 – 12:33

Coluna do Xavier – CACOAL: A CIDADE, OS PROJETOS E OS CANDIDATOS…

Por Francisco Xavier Gomes 

 

CACOAL: A CIDADE, OS PROJETOS E OS CANDIDATOS…

Os vereadores de Cacoal, como todos sabem, ainda estão em férias, embora eles odeiem a expressão consagrada pelos mais de 100 dias que somente os vereadores de Nossa Urbe Obediana chama de “recesso parlamentar”. Mas o período de férias não significa que a cidade parou, porque os problemas continuam aparecendo, principalmente neste rigoroso inverno que deverá se estender, ainda por alguns meses. Por sua vez, o alcaide obediano aproveita para terceirizar alguns problemas que são velhos conhecidos da população e colocar a culpa por tudo nos vereadores. Ultimamente, assessores mais próximos de Seo Antunes, e até mesmo adversários, passaram a dizer que a demora pela aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias do município poderia resultar no atraso de pagamento de servidores, fornecedores e outros compromissos oficiais. As pessoas mais desatentas certamente vão acreditar nos argumentos, principalmente aqueles mais apaixonados pelo antunismo. Todavia, o pano de fundo desse cenário de intermináveis disputas é o processo eleitoral que se avizinha…

Como já sabemos, a partir de abril, os políticos locais cuidarão de suas campanhas e a cidade vai precisar esperar pelos milagres que serão prometidos nos palanques obedianos. O leitor bem lembra das promessas de “trazer indústrias para a cidade”; de “gerar empregos”; “construir creches, escolas, e hospitais”; o “Corujão do SUS”; a “guarda municipal kapichana”; “as estradas rurais”; “a construção de pontes de concretos nas linhas”; “a elevação da qualidade da educação” e outros itens de uma longa lista cantada em prosa e verso, durante vários meses de 2020. Pois é!! Todos esses discursos estarão de volta em breve e todo mundo sabe que o eleitor adora ouvir conversas bonitas. A questão é a seguinte: de tudo que se falou em 2020, o que foi entregue à população? E não vale citar como resposta o trenó, porque ele não era objeto de discursos nos palanques da última eleição e foi criado apenas para colorir o universo encantado do eleitor que ama o barulho, o oba-oba, o pão e circo… Agora, meus caríssimos leitores, os políticos de Nossa Urbe Obediana se preparam para vestir uma roupinha nova, a partir de agosto, arregaçar as mangas e correr atrás de eleitores e aliados que garantam a eles mais 4 anos diárias, benesses, sinecuras e outros penduricalhos para seus apaniguados…

Nessa seara de novas emoções é que começam surgir as grandes especulações, os cientistas políticos de corredores, botecos e restaurantes e a renovação das expectativas na cabeça do eleitor. Para aqueles que idolatram o antunismo, o grande debate é quem será o vice colocado a tiracolo de Seo Antunes, porque o clima de “já ganhou” começou ainda em 2023. Pelas animadas conversas que surgem todos os dias, há pelo menos 30 pessoas que sonham com tal coisa, e alguns já projetam herdar o trono obediano, em abril de 26, imaginando que Seo Antunes deixaria o posto de prefeito reeleito e disputaria o governo de Rondônia. Obviamente que tudo isso não passa de mera especulação, porque fazer qualquer diagnóstico político, mesmo local, hoje, seria puro delírio. Primeiro, porque o atual prefeito sequer se manifestou, até este momento, sobre a possibilidade de disputar novamente a eleição. Obviamente que isto não será nenhuma surpresa, porque a legislação em vigor dá a ele o direito de ser candidato novamente, razão pela qual seria um anseio absolutamente legítimo. Se isto se confirmar, é lógico que o nome do vice sairá de alguma reunião perto da meia noite do dia 05 de agosto, porque Seo Antunes sabe muito bem que não convém anunciar nenhum nome antes, para não tumultuar, ainda mais, sua confusa base aliada no legislativo. Apenas dentro da Câmara Municipal, existem pelo menos oito vereadores que sonham com a vaga de vice na chapa do atual prefeito. Esta movimentação é monitorada muito de perto por diversos outros aliados e opositores da administração do trenó…

Sendo assim, os principais projetos em discussão, nos próximos meses, serão essencialmente umbilicais e aquela pressa que virou bordão vai ficar para janeiro de 25. Para os atuais vereadores e o prefeito, a prioridade agora será escolher um partido, tentar organizar aliados, e as escadinhas, e correr atrás de votos. E não será uma tarefa fácil para nossos edis, embora este não seja o problema do alcaide. Muitos dos atuais vereadores sabem que são poucos os partidos à disposição deles e menos ainda o número de novatos com intenção se ser escada. Neste caso, o dia 05 de abril reserva muitas emoções, visto que o prazo para a chamada “janela partidária” ocorre entre 07 de março e 05 de abril.  Após essa data, muito se falará sobre o abraço de afogados e sobre eventuais puxadas de tapetes, coisa muito corriqueira no disputado universo político. Por tudo isso, a população não precisa esperar por grandes fatos administrativos este ano, já que os candidatos terão muitas outras coisas para cuidar… Tenho dito!!!!

 

FRANCISCO XAVIER GOMES

Professor da Rede Estadual e Jornalista

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp