Search
12 de dezembro de 2024 – 10:00

Coluna do XAVIER – Cacoal: A História, o Jornalismo e os Tribuneiros…

Francisco Xavier E1599229223641

A história do jornalismo em Rondônia jamais poderá ser contada, sem que haja um lugar de destaque para a Tribuna Popular de Cacoal. Esta situação não está relacionada somente com o fato de que o jornal está em atividade por mais de 40 anos. Não é somente isso!!! O pioneirismo, a determinação, a ousadia, a abnegação, a paciência e vários outros aspectos precisam ser considerados. Não é fácil manter os leitores informados com tanta dedicação, desde os tempos de chumbo, até os tempos de desfiles de tanques velhos na Praça dos Três Poderes. A Tribuna Popular de Cacoal contou, com detalhes, aos seus leitores tudo que aconteceu na história do Brasil e de Rondônia desde o governo do general Figueiredo até os tempos de Bolsonaro. A partir desta data, o jornal deixa de circular com sua versão impressa e segue informando os leitores na versão on line. Quantas histórias foram contadas!!! Quantas histórias ainda serão contadas por esse heroico e brioso semanário…

Os leitores que acompanham a Coluna do Xavier certamente conhecem o estilo ácido e sincero com que sempre me dirijo ao leitor. Isto não é por acaso! Eu preciso zelar pela honra e dignidade de todos os nossos leitores. Tenho o privilégio de ter tantos leitores ilustres e não posso ignorar o fato. Quando falo de leitores ilustres, estou me referindo a leitores das mais diferentes camadas sociais de nossa Urbe Obediana e que são pessoas absolutamente honradas. Agricultores, pecuaristas, empresários, autônomos, servidores públicos, desempregados, estudantes, turistas, estrangeiros… Tenho o privilégio de ter leitores em todas as camadas sociais. Este fato me obriga a ser leal aos leitores e manter a identidade com a qual eles estão habituados. É muito importante lembrar que os editores da Tribuna Popular de Cacoal sempre me deixaram absolutamente à vontade para escrever. Jamais fui repreendido por qualquer opinião que tenha publicado. Isto também revela que além de meus leitores, a relação que possuo com Adair Perin e todas as demais pessoas que fazem o jornal funcionar é muito amistosa. É possível que eles não concordem com todas as opiniões que tenho, mas sempre fui tratado com muito respeito. Estes fatos deixam muito claros os motivos pelos quais o jornal de mantém por mais de 40 anos…

O início da história da Tribuna Popular de Cacoal eu confesso que não conheci, mas no portal eletrônico onde seguiremos informando nossos leitores há detalhes muito pormenorizados de como aconteceram as coisas. Adair Perin teve uma determinação que dificilmente pode ser encontrada em outro empreendedor do ramo e essa parada que acontece, em relação à edição impressa do jornal também revela uma persistência sem precedentes em Rondônia. Manter um jornal impresso por 40 anos, como é o caso da Tribuna Popular, é uma coisa que nunca mais acontecerá em nosso estado e isto merece registros. A paciência para lidar com leitores, políticos, empresas e a população em geral, sempre mantendo a linha, não é para os fracos. Nesse quesito, meu amigo Adair Perin merece todas as condecorações possíveis. Vale ressaltar que, quando cito o nome do Adair Perin, não tenho nenhuma intenção de individualizar as alusões. A questão é que ele é uma marca da Tribuna Popular,  mas sempre teve ao seu lado a Giliane Perin e o Tales Perin atuando com toda a dedicação possível. Além dos filhos, o Perin sempre contou com a brilhante colaboração de profissionais qualificados nos bastidores e isto se justifica pela qualidade do jornal. A coisa foi tão sólida que motivou até mesmo a criação de um time de futebol com a marca da Tribuna Popular. Estes fatos jamais serão apagados…

O leitor sabe que o jornalismo serve, entre muitas outras coisas, para transformar a sociedade. A Tribuna Popular também cumpriu fielmente esta missão. Muitas situações foram mudadas para melhor em Cacoal, após publicações deste jornal; muitas demandas da sociedade foram cobradas pela Tribuna Popular; muitas ideias de políticos e cidadãos comuns foram defendidas por este veículo. E denúncias também foram feitas, porque a missão de informar implica abranger todas as vertentes do bom jornalismo. Assim, as boas instituições, as boas práticas e boas ideias sempre tiveram espaço aberto aqui; como as más instituições e as práticas nocivas também foram denunciadas. O leitor não precisa ficar angustiado com este hiato nas edições impressas, porque a Tribuna Popular de Cacoal seguirá firme nas atividades e em busca de consolidar nossa democracia e a dignidade de nosso povo.

Assim, registro meus sinceros agradecimentos a todos os leitores da Tribuna Popular e especialmente da Coluna do Xavier; registro meu carinho a todos os editores e à Direção do jornal; registro meu afeto aos demais colaboradores, que, assim como eu, buscam contribuir para  registrar os fatos e opiniões. Ao encerrar esta versão impressa do jornal Tribuna Popular de Cacoal, comunico aos nossos leitores que seguiremos na missão de informar todas as pessoas que nos acompanharão na versão eletrônica, com a mesma dedicação e carinho de sempre, em busca de manter, por mais 41 anos, a essência com a qual Adair Perin e todos os Tribuneiros conduziram este brioso veículo de comunicação, desde o século passado, até os dias de hoje, missão que somente pode ser executada por quem muitas vezes abriu mão de ganhar dinheiro para garantir que os leitores fossem priorizados com informações, entretenimento e honradez… Tenho dito!!!!

FRANCISCO XAVIER GOMES

Professor da Rede Estadual e Articulista

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp