Cacoal/RO, 22 de maio de 2024 – 04:31
Search
Search
22 de maio de 2024 – 04:31

Coluna do Xavier – CACOAL:  OS AUTISTAS, OS POLÍTICOS E O PRIMEIRO DE ABRIL…

Por Francisco Xavier Gomes

 

CACOAL:  OS AUTISTAS, OS POLÍTICOS E O PRIMEIRO DE ABRIL…

 A população de Cacoal, especialmente as famílias de autistas da Capital do Café, certamente receberam com muita surpresa todos os discursos proferidos por diversos vereadores na última segunda-feira, durante a sessão oridnária. Isto porque os vereadores voltaram a fazer juras de amor às crianças, jovens e adultos que possuem o transtorno do espectro do autismo. Na mesma ocasião, foram renovadas as promessas sobre as obras da rua Uirapuru, reforma da rodoviária municipal e outras ações e obras que já entraram para o folclore político do município. Alguns de nossos edis obedianos chegaram a ficar tão emocionados a ponto de terem quase chorado. Como não é novidade para ninguém, este ano haverá eleições e não existe nenhuma dúvida de que todas as antigas promessas serão renovadas, porque o eleitor adora esse tipo de política. Assim, é muito provável que volte à pauta de discussões políticas a obra do hospital municipal, a Guarda Municipal e até mesmo o “Corujão do SUS”. Exclusivamente com relação à sessão da segunda-feira, os cacoalenses precisam lembrar que era “primeiro de abril” …

A história do Centro de Autista em Cacoal é muito conhecida, porque foi usada de maneira muito descarada por diversos agentes públicos e políticos do município para tirar proveito eleitoral, embora tudo seja apenas uma grande maquiagem. A verdade sobre os autistas é que os políticos locais prometeram construir, em Nossa Urbe Obediana, o principal Centro de Autista do estado de Rondônia. Isso tudo na conversa, no papel, nos discursos, porque, na prática é bem diferente. Um Centro de Autistas precisa ter fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, fisioterapeutas, músicos e outros profissionais especializados para atender as pessoas com o respeito que merecem. Claro que tudo isso foi prometido, quando o prefeito, o secretário de educação e os vereadores da chamada base aliada queriam validar um teste seletivo, sem que houvesse legalidade, para usar esse teste e resolver os problemas do Centro do Autista. Mas eles forçaram a barra e aprovaram a lei, que, pouco tempo atrás, foi considerada completamente ilegal, pelos órgãos competentes, incluindo-se o Poder Judiciário. Muitas pessoas não vão lembrar, e talvez nem mesmo os que prometeram, mas eles também prometeram que atenderiam mais de 250 crianças, jovens e adultos que possuem o TEA, após a provação da matéria. Diziam que não tinham como atender os autistas, porque a “oposição não deixava”. Tudo papo furado!!!

A matéria foi colocada em votação e os vereadores da oposição alertaram que aquela forma não era correta, mas a base aliada do prefeito e algumas pessoas que eles contrataram para defender a tese bateram o pé. A matéria foi aprovada por todos os vereadores e, após a aprovação, a base aliada do prefeito declarou que Cacoal teria o melhor Centro de Autismo de Rondônia. E muitas pessoas acreditaram nisso, inclusive as famílias dos autistas, porque o atendimento é um direito das famílias. Um direito que existe apenas nos discursos, porque, na prática, o atendimento deixa muito a desejar, considerando que praticamente nenhum dos profissionais prometidos foi contratado. Tudo ficou na conversa! Os poucos profissionais que foram contratados enfrentam dificuldades para receber seus salários, porque a Prefeitura Municipal não cumpre sequer o contrato que firmou com a empresa que possui profissionais especializados. Esta semana, descobriu-se que o município não paga a empresa, há vários meses. O curioso é que os vereadores que faziam discursos lindos, na época da votação da lei, prometeram fiscalizar de perto. Nunca fiscalizaram coisa nenhuma! E não cobraram da administração nem mesmo o cumprimento do contrato com a empresa que fornece profissionais. Como é que alguém fala em “melhor Centro de Autista”, com uma situação dessas???

Como esta semana havia a data mundial de conscientização sobre o autismo, claro que os vereadores voltaram a fazer discursos bonitos e muito emocionantes, mas passaram muito tempo sem dizer nenhuma palavra sobre o Centro do Autista. O curioso é que eles escolheram exatamente o dia “primeiro de abril” para voltar a fazer as promessas. Como as autoridades municipais somente lembram que os autistas merecem respeito uma vez por ano, os políticos que forem reeleitos em outubro certamente farão novos discursos em abril do próximo ano. A sessão do Dia da Mentira estava tão animada que os políticos prometeram até fazer uma grande passeata na cidade para conscientizar a população que os autistas merecem respeito. Que coisa emocionante! A tal passeata seria na terça-feira, mas não se tem notícia sobre as ruas por onde passaram. Ou talvez não fizeram, porque ficaria vexatório sair às ruas fazendo discursos, mesmo sabendo que a Prefeitura de Cacoal não paga a empresa há cerca de 4 a 5 meses. E as 250 pessoas que seriam atendidas pelos profissionais especializados seguem esperando as contratações…

Como o período eleitoral se aproxima, é muito difícil imaginar que os políticos obedianos terão tempo para lembrar que Cacoal tem pessoas autistas. É possível que eles até lembrem, mas para pedir votos às famílias dos autistas e dizer que no próximo ano vão construir outro Centro do Autista. Nesse cenário de “primeiro de abril”, seria bem interessante saber por onde anda a pseudoprofessora Queila ou Keila, que foi usada, cinicamente, em uma audiência pública, pelo prefeito, secretário de educação e pelos vereadores para atacar as pessoas que tentavam defender os direitos dos autistas. Certamente ela tem sido bem atendida pela administração e possivelmente tem alguma nomeação, porque esse tipo de gente adora defender o próprio umbigo. Aliás, todas as mentiras proferidas pelos vereadores que enganaram as famílias dos autistas encontram total apoio dessas pessoas que se vendem para defender suas próprias nomeações. Resta saber duas coisas: quando é que a Prefeitura de Cacoal vai contratar os profissionais para o Centro do Autista e se as famílias dos autistas estarão dispostas a apoiar as campanhas eleitorais dos políticos que defendem os autistas somente em primeiro de abril… Tenho dito!!!

 

 FRANCISCO XAVIER GOMES

Professor da Rede Estadual e Jornalista

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp