FRANCISCO XAVIER GOMES
Os leitores que acompanham a Coluna do Xavier semanalmente, com certeza, já constataram que fiz diversas críticas sobre a gestão do prefeito de Cacoal, desde que ocorreu a posse, em janeiro do ano passado. Entretanto, hoje, quero deixar bem claro que a finalidade deste arrazoado é elogiar a atitude do prefeito e da Secretária de Saúde de Nossa Urbe Obediana, pela inteligente decisão de pintar e decorar o Pronto Socorro Infantil com diversas cores chamativas e diferentes. Excelente ideia!!! Acertadíssima ideia!! Porque as cores possuem importante influência positiva no temperamento de crianças e adultos. Divirjo totalmente das posições emitidas contra a decoração do nosocômio infantil. Dessa vez, fico com a opinião de Seo Antunes…
Inicialmente, cabe esclarecer que não sou psicólogo e nem pedagogo, mas considero duas atividades profissionais muito importantes para a humanidade. No caso da Psicologia, há diversos estudos comprovando a importância das cores para o humor e formação intelectual das crianças. Para citar algumas cores específicas, dizem os cientistas (e confio neles) que a cor azul estimula a criatividade e torna o ambiente mais relaxante e mais ameno. Esta cor é fundamental para manter as crianças menos agitadas, mesmo em casos em que estão com alguma enfermidade. A cor verde, por sua vez, ajuda melhorar a saúde das crianças. Quantos às cores em tons amarelados ou laranjas, são fundamentais para estimular a inteligência, o pensamento crítico e a memória das crianças. E não é o Xavier que diz isso!! São estudos de profissionais da Psicologia. Uma pessoa que defende a ciência, como eu, não pode criticar a decisão do prefeito, neste caso, porque não seria uma avaliação justa. Quando o prefeito merecer críticas, farei com a mesma naturalidade com que registro esses elogios. Vale ressaltar que não tenho a comprovação de que tal iniciativa foi de Seo Antunes, mas aprovo integralmente a decoração. E preciso reconhecer que a intenção do alcaide, da secretária Janayna Gomes e outros eventuais autores da ideia foi tornar o ambiente melhor. Acertaram em cheio!!!
No aspecto técnico, tenho informações confiáveis de que o local ganhou novos equipamentos, novas instalações tecnológicas, atendimento mais especializado e outros detalhes. As crianças merecem esse conforto. As famílias das crianças merecem esse conforto. E não tenho argumentos para criticar essas medidas. Há diversas unidades de saúde que precisam receber atenção semelhante e isto também não podemos negar. Não posso aplaudir ou elogiar a paralisação da obra do Hospital Municipal ou das eventuais faltas de ações relacionadas com a situação da UPA. Pelas mesmas razões, discordo completamente da ideia de mudar a prefeitura para o Complexo do Arrancadão. Nesses casos, é lógico que devemos cobrar mais agilidade e legalidade nos atos. Todavia, deixar de reconhecer uma boa iniciativa, apenas para fazer beicinho oposicionista, não cabe para um beiradeiro guaporeense, como eu. Claro que as atuais instalações do Pronto Socorro Infantil certamente ainda exigem novos investimentos e até mesmo a contratação de mais profissionais de saúde. Assim, precisamos estar atentos para saber se as coisas seguirão o ritmo da decoração…
Os antunistas mais dominados pelo ufanismo obediano podem, inocentemente, imaginar que passei a compor a Base Aliada de Seo Antunes. Entretanto, quem pensar assim apenas está despertando a criança que vive dentro de cada ser humano adulto. Eu não preciso ser filiado ao antunismo para elogiar o prefeito. E, sempre que ele acertar, terá os elogios de minha parte. No caso da secretária de saúde, reconheço nela boa capacidade técnica e acredito que ela busca acertar. Obviamente que, quando ela errar, e eu tiver conhecimento dos fatos, também farei críticas. Qual o problema em elogiar um ato acertado do prefeito? Absolutamente nenhum!! E se ele considerasse as críticas que faço sobre atos administrativos equivocados, certamente poderia acertar em outros campos da administração. Se o prefeito parasse para pensar sobre as opiniões que já publiquei em relação às casinhas do Vale Verde, com certeza, teria agido de modo diferente. O mesmo caso cabe para a construção das pontes do Pirarara. O vídeo gravado no dia em que as máquinas estavam retirando alguns tubos foi de péssimo gosto, porque passou a falsa impressão de que aquela obra era uma iniciativa da Prefeitura de Cacoal. Nunca foi !!!
Finalmente, registro que pretendo participar da solenidade de inauguração do Hospital Municipal, como opositor do antunismo, e espero ter oportunidade de registrar novos elogios a Seo Antunes. Caso a administração decida fazer uma decoração no Hospital Municipal, quando estiver pronto, antecipo meus elogios, registrando que, neste caso, basta adequar a decoração aos adultos, porque hospitais padronizados de branco não combinam com um Pronto Socorro que ficou muito bem decorado. As cores não influenciam somente crianças. Além disso, as crianças que hoje são atendidas em ambiente decorado vão ficar adultas e certamente vão ter horror à ideia de serem atendidas em um local todo branco e com aspecto fúnebre. Minha sugestão para as pessoas que divergirem das opiniões aqui registradas é que ouçam pelo menos 55 vezes a belíssima canção “Aquarela”, de Toquinho, para constatarem a suavidade da composição e para despertarem a criança que está dentro de todos nós, e que eventualmente pode ser atendida no Pronto Socorro Infantil de Cacoal futuramente… Tenho dito!!!
FRANCISCO XAVIER GOMES – Professor da Rede Estadual e Articulista