Search
12 de dezembro de 2024 – 12:49

Coluna PORTA ABERTA – Rolim de Moura e Região

Por Fernando Garcia

 

Na campanha
Moradores de alguns bairros de Rolim de Moura, até estavam contentes pela movimentação de maquinários da prefeitura fazendo limpeza de algumas ruas da cidade, pensando que já era para começar o asfalto, ledo engano. Daqui mais uns dias já estaremos na metade do ano e, as convenções mais distantes um pouco, o que sem dúvida, as ordens de serviços para o começo da terraplanagem poderá iniciar dentro do processo de campanha eleitoral, período de efervescência política para atrair as atenções dos eleitores.

Borra de asfalto
Infelizmente esses trabalhos de limpeza urbana, são feitos desde quando, ainda era distrito de Cacoal e, quase quarenta anos depois quase nada mudou na questão da construção de asfalto e saneamento básico, esse último por sinal uma vergonha, onde até emendas significativas chegaram e outras estavam praticamente asseguradas, mas, distúrbios políticos fizeram com que o restante não viesse, e o que foi feito, foi para “inglês ver”. A pouca quilometragem asfáltica que Rolim de Moura, possui, realmente é de péssima qualidade o que se faz necessário fazer constantemente os remendos, que geralmente não segue os critérios técnicos em sua recuperação, não suportando uma carência limite para sua durabilidade.

Transparência
Como até o momento o prefeito Aldo Júlio, ainda não realizou um quilômetro de asfalto em Rolim de Moura, durante um ano e meio de seu mandato, seria importantíssimo que o mesmo fizesse a divulgação qual o bairro, as ruas e avenidas da cidade que serão beneficiadas com o asfalto. É necessário que se faça ampla divulgação nos meios de comunicação, para que possa dá ciência dos seus atos para os munícipes, que por sinal tem o direito de saber quais os locais que serão contemplados, uma vez, que já aconteceu mudanças bruscas em outras gestões, quando mudaram o traçado da pavimentação das ruas que estavam no projeto, fazendo alterações para beneficiarem amigos de campanha.

Secreto
Não tenha dúvida que as emendas parlamentares em sua maioria, “são trocas de favores legalizadas” com aquiescência de ambos os lados, desde que existe o Congresso Nacional. Mas o que chama atenção desses parlamentares beneficiados de forma secreta, estão os senadores Confúcio Moura e Marcos Rogério, com montantes invejáveis, onde ambos se mantiveram em silêncio absoluto e secreto, no que tange aos seus recursos recebidos e não repassados para a capital da Zona da Mata, Rolim de Moura, cidade que lhes renderam farta votação, sendo Confúcio Moura, em duas eleições para governador e uma para o Senado Federal, apenas conseguiu liberar emendas irrisórias.Dos 184 Milhões do senador Marcos Rogério, concernente ao Orçamento Secreto, a prefeitura de Rolim de Moura, na atual administração não deve ter recebido um por cento desse valor e, olha, que o seu apoiador e eminência parda é de Rolim de Moura, as vezes não dá para entender.

Parte urbana
Acho que o prefeito com muita preocupação com as linhas vicinais, que inclusive está correto em manter vigilância permanente, pois é de lá que escorre a produção contínua do agronegócio. Todavia, é preciso que sua equipe ou ele próprio, vez em quando circule mais nos bairros periféricos e os mais próximos ao centro, como o Boa Esperança, onde a rua Tocantins, da avenida Sete de setembro até a Vitória, está em estado de penúria, o asfalto que foi construído com pedrinhas e algumas dosagens de piche, está precisando de um trabalho semelhante ao que foi construído no centro da cidade com recapeamento. As pedrinhas que foram utilizadas para fazer o “asfalto”, estão praticamente soltas em quase toda sua extensão, sendo levadas pelas enxurradas.

Estagnado
O Guaporé Futebol Clube, fundado em 2014 e sediado em Rolim de Moura, andou participando de umas três temporadas representando Rolim de Moura e a região da Zona da Mata, no campeonato rondoniense de futebol, que infelizmente não teve avançosesperados pelo seu dirigente e dono do clube, dr. Júlio Gazelli.  O pensamento do dirigente Gazelli, era de o clube Guaporé, ser campeão rondoniense e participar de competições a nível nacional, como Série D, Copa Verde e a tradicional e cobiçada Copa do Brasil, que dá uma visão extraordinária a muitas equipes Brasil afora, sem falar nos valores que os clubes recebem a cada passagem de fase na competição. Caso o clube queira retornar ao campeonato rondoniense, terá que disputar a segunda divisão para obter acesso ao topo da primeira divisão. Umm grupo de empresários, comerciantes e desportistas, até, aventar a possibilidade de fazer uma parceria com o dono do clube, para que a equipe pudesse disputar o próximo certame, mas os planos foram por água abaixo, agora, estão analisando a possibilidade de criar uma nova equipe, onde hoje existem critérios bastante rigorosos para fundação de uma equipe profissional.

Senado nada
O encontro do PL que aconteceu em Ji-Paraná, para o lançamento da pré-candidatura do senador Marcos Rogério, ao Governo do Estado, reuniu bastante aliados e simpatizantes, mas infelizmente, ficou bem distante do mesmo encontro de 2018, que aconteceu também na capital Central do Estado, quando do lançamento da candidatura de Expedito Júnior, ao Governo do Estado, que trouxe Marcos Rogério, a tiracolo, confirmando seu nome como candidato ao Senado, naquela oportunidade, o que redundou como o senador mais bem votado na história de Rondônia. Hoje, na qualidade de candidato ao governo estadual, Rogério, quer retribuir a Expedito Júnior, como gesto de gratidão a sua consagradora vitória que obteve com o apoio incondicional de Expedito Júnior e, mentor intelectual da sua candidatura ao Senado Federal.

Lançamento travado
Mesmo como presidente regional do (PL), o lançamento da sua pré-candidatura ao palácio Rio Madeira, saiu arranhada em decorrência dos distúrbios existentes, onde sua vontade é ter o ex-senador Expedito Júnior, como candidato a única vaga ao Senado, também pleiteada pelo empresário e amigo pessoal do presidente da República, Jaime Bagattoli. Apesar de sua lealdade ao presidente Bolsonaro, Marcos Rogério, sabe das dificuldades em emplacar o nome de Expedito Júnior, como candidato ao Senado, nessa composição pretendida por ele, posto, que o presidente Bolsonaro, quando se filiou ao (PL), já demonstrava interesse em indicar alguns candidatos para a Casa Alta, em vários Estados da Federação. É bom lembrar, que o presidente tem uma certa preferência por candidatos ao Senado, pensando já no seu processo de reeleição e, não ter o que passar e continua passando, nas mãos de Alcolumbre e Rodrigo Pacheco, que ele tanto ajudou nas eleições para presidência do Senado. O evento que foi batizado como FiliaRondônia, na verdade não conseguiu o seu objetivo, que era consolidar o nome do ex-senador Expedito Júnior, como candidato ao Senado pelo Partido Liberal, desta forma, a dupla Marcos Rogério e Expedito Júnior, estendeu o lançamento do pretenso candidato ao Senado, para outra oportunidade, se acontecer.

O passarinho
A coluna teve informações de fontes importantes, que a qualquer momento terá mudanças na Secretaria Municipal de Saúde, onde a nova titular da pasta será a vereadora Juliana Antunes, eleita pelo Podemos. A atual Secretária de Saúde, Simone Paes, praticamente vem ocupando a titularidade da pasta em várias gestões e, com essa mudança deve buscar novas mudanças que serão implementadas pela futura secretária da Semusa. A coluna procurou ouvir vários vereadores, onde disseram que não tem conhecimento da futura nomeação, apenas, disseram que se for para melhorar o prefeito está no caminho certo. Juliana Antunes, é servidora da Secretaria Estadual da Saúde e formada em Farmácia, tendo bastante vínculo com a área.

Fonte: jornal folha da mata

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp