As ações e políticas públicas voltadas à Educação de Rondônia foram reforçadas pelo candidato ao governo, coronel Marcos Rocha, pelo partido União Brasil [44] nesta sexta-feira (19), em Porto Velho. Durante ato solene, organizado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe-RO), o candidato ao Governo do Estado assinou perante à sociedade rondoniense a “Carta de Compromisso com a Educação”, junto a diversas entidades, órgãos públicos e autoridades.
A ocasião assinala a missão da gestão Marcos Rocha em implementar e desenvolver por meio de programas e demais mecanismos estruturantes o aprimoramento do Ensino Estadual. Uma das iniciativas recentemente realizadas pelo Estado foi a adesão à plataforma “Busca Ativa”, que visa identificar, verificar e matricular crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula, combatendo a evasão escolar; em Rondônia, mais 8 mil estudantes já foram assistidos por esta iniciativa.
“Nossa gestão sempre buscou disponibilizar o melhor acesso ao ensino público, favorecendo a participação ativa de nossos jovens nos 52 municípios. Atualmente, temos oferecido mais conforto com reformas e ampliações nas estruturas das instituições escolares, materiais básicos e laboratórios de informática aos estudantes, mais de 10 mil notebooks disponibilizados a professores, além de outros benefícios aos profissionais que refletem em um ensino de qualidade”, declara coronel Marcos Rocha.
Durante dois dias consecutivos, o Gaepe-RO promoveu reuniões visando o diálogo para avançar em pautas estruturantes voltadas à educação rondoniense. Os encontros foram realizados na quinta-feira (18/08) e sexta-feira (19/08), reunindo especialistas para discutir e apresentar novas perspectivas quanto a temas centrais enfrentados pela governança, como regime de colaboração, aprimoramento da educação infantil, além da seleção e formação de gestores escolares.
O Gaepe-RO iniciou no Estado de Rondônia há dois anos, e tem como missão fornecer elementos técnicos e segurança jurídica aos chefes do Poder Executivo para desenvolver tomada de decisões estratégicas voltadas à educação. Na prática, cria-se um espaço de diálogo entre gestores, órgãos de controle e o sistema de justiça para que, juntos, tenham a mesma perspectiva sobre a realidade a ser enfrentada na implementação das políticas públicas nos municípios.
A iniciativa é coordenada pelo Instituto Articule, em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Além disso, conta com a participação de órgãos de controle e do sistema de justiça, em constante diálogo com representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e demais entidades afins. (Assessoria)