Cacoal/RO, 28 de fevereiro de 2024 – 08:32
Search
Search
28 de fevereiro de 2024 – 08:32

Conheça as granadas! Pedras preciosas cheias de brilho e transparência encontrada nos estados de MG, ES, BA, PB, CE, RO e RN

Começando a série “Gemas do Brasil”, o Ministério de Minas e Energia (MME) aborda, nesta semana, o primeiro grupo: as granadas. Composta pela almandina, piropo, espessartita, grossulária, hessonita e rodolita, essas pedras preciosas aparecem na natureza na forma de cristais, com variadas cores, como vermelha, marrom, preta, verde ou incolor.

No Brasil, esses tipos de gemas são encontrados nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Ceará, Rondônia e Rio Grande do Norte, segundo aponta o Serviço Geológico do Brasil (SGB). A variedade de cores se dá pela combinação dos minerais com outros elementos como o cálcio, magnésio, alumínio, ferro, cromo, manganês e titânio.

Além do conhecido uso na ourivesaria, as granadas são utilizadas como abrasivos, principalmente em lixas e relógios. Esses minerais também estão presentes em rochas que são amplamente utilizadas na construção e ornamentação de edificações.

No mundo, as granadas são encontradas na República Tcheca, África do Sul, Rússia, Austrália, Sri Lanka, Áustria, Hungria, Alemanha, Índia, Madagascar e Estados Unidos (EUA). Outra curiosidade interessante sobre essa gema é que o maior cristal conhecido já encontrado no mundo não estava nessa lista de países, mas sim na Noruega, e tinha 2,30 m e 37,5 toneladas.

.
.

A exploração mineral de gemas torna o Brasil um dos maiores exportadores de pedras preciosas do mundo. Na próxima semana, o MME irá apresentar mais um grupo de gemas: as olivinas. Acompanhe!

(Assessoria Especial de Comunicação Social – MME)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp