Na manhã desta quinta-feira (16), a direção do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal recebeu a imprensa para responder todas as dúvidas a respeito do 1º caso de Covid-19 registrado pelo HRC, de um paciente encaminhado pelo município de Ji-Paraná. A médica responsável pelo atendimento também participou da entrevista, dando mais informações sobre o seu estado de saúde.
“O paciente, um senhor de 60 anos de idade, está internado na Unidade Covid-19, especialmente preparada para tratar casos específicos desta doença. O paciente está estável, mas por requerer cuidados intensivos, pela gravidade da doença, a nossa previsão é de que ele permaneça internado na UTI pelo prazo estimado de 14 dias. Ele está em ventilação mecânica, reagindo ao tratamento”, explicou a médica infectologista Lorena Castoldi Tavares.
Sobre as fakenews que circularam nas redes sociais, a médica pede prudência da população no compartilhamento de informações. “Surgiu a informação de que esse paciente havia morrido, ainda na quarta-feira, e isso nos entristece muito, nos assusta enquanto profissionais, imagina para os familiares deste paciente. Então pedimos que a população não compartilhe informações que não sejam das fontes oficiais. Aqui no Hospital Regional temos profissionais se dedicando a todo momento para oferecer o melhor tratamento a este paciente”, destacou.
Unidade Covid-19
O Hospital Regional de Cacoal (HRC) é uma referência para outros 34 municípios rondonienses e diversas medidas foram adotadas, entre elas a adequação da estrutura física do Hospital, que passou a contar com a Unidade Covid-19, para atendimento aos pacientes que necessitam de internação quando confirmado o diagnóstico, ou casos suspeitos, em estado grave, encaminhados pelas secretarias municipais de saúde.
A estrutura é composta por uma tenda externa para triagem de casos encaminhados via regulação estadual, sala de medicação, sala de estabilização, enfermarias com leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) equipadas com respiradores.
A Unidade Covid-19 do HRC conta ainda com sala de equipamentos, vestiários de barreira, sala de espera, rouparia e uma sala de repouso para as equipes em atuação. Referência para municípios desde Ouro Preto a Vilhena, o HRC tem atendido ao Plano de Contingência do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal para Infecção Humana do Coronavírus, que define o nível de resposta e a estrutura de comando correspondente a ser configurada em cada esfera e nível de complexidade.
Doação de Máscaras
Também na manhã de quinta-feira, o Hospital Regional de Cacoal recebeu a doação de 500 máscaras de proteção, produzidas pelas reeducandas da Casa de Detenção. As máscaras foram entregues pelo diretor da unidade prisional, Gilberto Andrade, à diretora do Hospital Regional, Elisângela Lopes, com a presença do secretário regional de governo em Cacoal, Celso Adame.
O trabalho das internas teve início na última sexta-feira (10) e a expectativa é que a produção chegue a 15 mil máscaras confeccionadas. Elas estão trabalhando na confecção pela manhã, das 7h às 11h e a tarde, das 13h às 17h. Vale ressaltar que após a confecção, as máscaras são esterilizadas pelos profissionais de saúde da própria unidade prisional, embaladas e só então são encaminhadas para a doação.
(Da Redação – Tribuna Popular)