Na terça-feira, dia 10, foi realizado na UNIR de Cacoal, a segunda reunião de trabalho para delineamento do projeto de criação do Coworking de Inclusão Tecnológica e de Gestão Rural para os cafeicultures familiares da Indicação Geográfica Matas de Rondônia.
O Coworking do Café será um espaço destinado aos agricultores para realização de treinamento de gestão financeira, de custos (com o uso de software) e rodada de negócios sobre comercialização, exportação e empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento do ecossistema de inovação rural em Cacoal para atrair novos investimentos públicos e privados.
Como objetivos do Coworking do Café estão:
1) Capacitar agricultores familiares com noções básicas de informática, empreendedorismo, cooperativismo e de gestão rural, auxiliando-os no controle de sua produção, finanças e no acesso a informações do mercado.
2) Facilitar a inclusão digital no campo, oferecendo oportunidades para que os agricultores utilizem ferramentas tecnológicas de apoio à produção e comercialização de seus produtos.
3) Promover a sustentabilidade e a produtividade no setor agrícola familiar por meio de um coworking de gestão rural e do uso de tecnologias apropriadas para a inovação rural.
A questão central para criação do Coworking na UNIR de Cacoal está na importância do reconhecimento do notório saber dos agricultores familiares na produção de um café especial que foi outorgado a partir da denominação de origem da IG “Matas de Rondônia” pelo Instituto Nacional de Propriedade
Industrial-INPI no ano de 2021. Desta feita, outorga-se uma identidade territorial aos agricultores familiares desta região pela criação da variedade do Café Robustas Amazônico que surgiu ao longo do tempo de forma empírica pelos saberes dos próprios produtores locais.
Os municícios que compreendem a IG Matas de Rondônia e serão beneficiados com a criação do Coworking do Café são: Alta Floresta d’Oeste, Cacoal, São Miguel do Guaporé, Nova Brasilândia d’Oeste, Ministro Andreazza, Alto Alegre dos Parecis, Novo Horizonte do Oeste, Seringueiras, Alvorada d’Oeste, Rolim de Moura, Espigão d’Oeste, Santa Luzia d’Oeste, Primavera de Rondônia, São Felipe d’Oeste e Castanheiras
Com o inicio das atividades do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Agronegócios e Sustentabilidade (PPGAgro), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), poderá contribuir na formação educativa, no levantamento de dados e nas pesquisas que darão sustentação a continuidade das ações para o desenvolvimento rural em Cacoal e na região.
São parceiros da proposta que vai contribuir com os 15 municípios da IG Matas de Rondônia:
- Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC);
- Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER);
- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR);
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cacoal (SEMDEC);
- Prefeitura Municipal de Cacoal;
- Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Cacoal (COMDEC);
- Sindicato dos Produtores Rurais de Cacoal (SINDRURAL);
- Programa de Pós-graduação em Gestão de Agronegócios e Sustentabilidade (PPGAgro);
- Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus de Cacoal.
- Scadiagro Desenvolvimento de Softwares LTDA.
- Deputado Estadual Elcirone Moreira Deiró.
(Fonte: PPGAgro e UNIR Cacoal)