Os financiamentos que fazem parte dos programas de investimento também registraram um significativo aumento nos últimos anos.
Mesmo com a pandemia, as contratações de crédito rural mantiveram o a linha crescente ao longo de 2020 até junho. De acordo com a Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o desembolso do crédito rural do Plano Safra 2019/2020, no período de julho do ano passado a junho deste ano, atingiu R$ 191,8 bilhões, o que significa 11% a mais em relação ao período anterior.
Os financiamentos que fazem parte dos programas de investimento também registraram um significativo aumento nos últimos anos. Mais do que isso, na safra 2019/2020 a demanda por financiamento foi ainda maior e superou às disponibilidades de recursos para alguns desses programas.
Se forem observados a distribuição de financiamentos por região, o Sul se destaca com 34%. Esse número pode apontar a necessidade do produtor rural em investir no seu empreendimento. O interessante é que boa parte desse credito, que pode ser aplicado no próprio negócio, também pode promover a movimentação econômica local. Por exemplo, tratores usados à venda no Paraná que são adquiridos nesse contexto, possibilitam um retorno financeiro para quem o comercializa e proporciona dinâmica de trabalho para quem o compra.
Além disso, se você pretende colocar um trator a venda no Paraná, essa também é uma oportunidade de fomentar um dos principais produtores rurais do país, Neste caso, em especifico, o segunda maior produtor nacional de grãos do Brasil, de acordo com Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, referente a junho, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: Rolnews