Anuncie aqui
Anuncie aqui

Criança cacoalense com leucemia precisa de transplante de medula óssea

Após descobrir que Heitor de Oliveira Lima, de 1 ano e 9 meses, está com a leucemia, a família do pequeno corre contra o tempo em busca de um doador compatível para um transplante de medula óssea. O procedimento é o tratamento mais indicado para pacientes com a doença.

Heitor é filho da servidora da Câmara Municipal de Cacoal, Elineia Aparecida de Oliveira e de Thiago de Lima. Sensibilizadas com o caso, diversas pessoas estão usando as redes sociais para promover e divulgar uma campanha em busca de doadores de medula óssea.

O que é leucemia?

A leucemia é um tipo de câncer maligno, que causa o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as saudáveis. É uma doença dos glóbulos brancos (leucócitos), e muitas vezes, sua origem é desconhecida. Alguns dos males provocados por esta condição são fraqueza, perda de peso e febre.

A medula é o local de formação das células sanguíneas, e ocupa a cavidade dos ossos. Nela, são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas. A doença tem várias classificações. O transplante de medula óssea é o tratamento mais indicado em diversos casos.

Quem pode doar medula óssea?

É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo para esclarecer dúvidas a respeito da doação. Os dados do doador são inseridos no cadastro do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada.

O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral e requer internação de, no mínimo, 24 horas. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

Local de coleta de amostra de medula óssea

O hemocentro de Cacoal está localizado na Avenida Malaquita, S/N, ao lado do Hospital Regional e funciona das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Tribuna Pópular- Foto: Reprodução Facebook

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp