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12 de dezembro de 2024 – 12:47
COM A DEVIDA PRECAUÇÃO AS REDES SOCIAIS PODERÃO SER MAIS UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR.

 

*Prof. Dr. Valmor Bolan

2064 Valmor Bolan

Há duas décadas sentimos o impacto das redes sociais, especialmente na vida dos adolescentes e jovens. Quais os efeitos desse impacto na formação dos alunos? Como a Educação capta as profundas mudanças disruptivas que vem ocorrendo, quando os avanços das tecnologias propiciam novos modos de interagir e obter informação? É preciso nesse contexto saber aproveitar os aspectos positivos do uso das redes sociais e das tecnologias digitais, evitando que tais tecnologias não excedam sua influência, no processo da desumanização. Esse é um grande desafio objeto de estudos de especialistas no mundo todo, e que certamente será uma das questões mais relevantes do nosso tempo, também no campo da Educação.

Segundo estudo feito pela Equipe Educamundo, intitulado “As redes sociais na Educação: desafios e dicas imperdíveis”, “a escola pode utilizar as redes sociais para aprimorar a comunicação com seus alunos e compreender suas necessidades. Essa atitude pode gerar uma aproximação maior entre a instituição e seus educandos. Consequentemente, o aluno também se sentirá parte importante do processo de aprendizagem”. E apresenta algumas ideias para a execução de um projeto de redes sociais na escola: “1) Crie enquetes sobre o conteúdo ministrado em aula, essa é uma ótima forma de testar os conhecimentos dos alunos antes da avaliação. O site “Enquetes” disponibiliza a criação e divulgação de enquetes de forma gratuita; 2) Compartilhe materiais de apoio, como textos, vídeos, imagens e outros com o Google Docs; 3) Comunique datas importantes por e-mail; e 4) Solucione dúvidas sobre o conteúdo trabalhado em sala de aula em uma videoconferência por Skype“. São ideias simples que podem favorecer uma boa utilização da internet nas atividades escolares. A acrescenta que “as redes sociais novas podem ser interessantes para motivar todos os alunos a demonstrarem sua opinião; trabalhar o senso crítico em relação aos materiais encontrados na internet e promover o uso consciente do ambiente virtual”. E ressalta que “a escola precisa ter atenção quanto às imagens que são postadas na internet, por isso uma dica importante é pedir uma autorização para os responsáveis antes de divulgar fotos dos alunos”.

Com isso esperamos estimular pais e professores ao uso responsável das redes sociais, que, de modo algum, deve substituir a atenção pessoal e o acompanhamento dos pais e professores no processo ensino-aprendizagem. A experiência, na prática, com erros e acertos, irá certamente mostrar os limites do uso das redes sociais, seus potenciais e seus riscos, para que, aos poucos, cada um possa fazer o melhor com os meios disponíveis. O que importa é que desse aprendizado de todos, a Educação ganhe em qualidade.

 *Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Professor da Unisa. Ex-reitor e Dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das  Universidades Brasileiras. Pós-graduado (em Gestão Universitária pela OUI-Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal-Canadá.

 

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