Voluntários foram capacitados com metodologias lúdicas para executar ações educativas de trânsito
Com o objetivo de reforçar as políticas de incentivo à educação no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou um treinamento em atividades lúdicas de educação de trânsito para servidores de Porto Velho. A capacitação foi realizada na segunda-feira (17), no auditório do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), na Capital.
Executado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), o treinamento abordou as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) quanto à obrigatoriedade das campanhas educativas, apresentando as metas globais do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), as quais incluem a limitação de velocidade, uso de capacetes padronizados, cinto de segurança e dispositivos de retenção infantil, além da redução do consumo de álcool.
Segundo a vice-diretora da EPTran, Juliana Jochims, a capacitação de servidores em atividades lúdicas apresenta a didática para o envolvimento de crianças e adultos, educando de maneira divertida e eficaz. “A Divisão de Campanhas Educativas tem educado e sensibilizado crianças e adolescentes através das atividades lúdicas, que estão alinhadas às metas do Pnatrans, considerando os aspectos pedagógicos apropriados para cada faixa etária,” explicou.
OFICINAS
As oficinas oferecidas durante o treinamento incluíram escultura em balão, pintura em desenho, arte na pele, jogos pedagógicos, uso de óculos simulador de embriaguez e lona pedagógica.
Para garantir a participação de todos, bem como a continuidade das campanhas educativas, a EPTRan vai repetir o treinamento para uma nova turma na próxima segunda-feira (24).
FLOR DO MARACUJÁ
Na oportunidade, o gerente de Campanhas Educativas, Sidnei Rodrigues, divulgou o plano de trabalho e ações previstas para a 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, destacando a metodologia, programação do evento e a importância de sensibilizar a população para adesão de comportamentos seguros, que colaborem para a redução dos sinistros de trânsito.
Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa
Secom – Governo de Rondônia