Rondônia, 18 de julho de 2024 – 17:32
Search
Anuncie aqui
Search
18 de julho de 2024 – 17:32

Eleições no CFT e CRTs mobilizam técnicos industriais de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima

Anuncie aqui

As eleições para a escolha da diretorias do Conselho Federal de Técnicos (CFT) e Conselho Regional de Técnicos (CRT) vão acontecer no dia 26/04 e está mobilizando os técnicos desses estados, que buscam participar do processo e escolher uma nova diretoria atuante, democrática e que defenda os seus interesses no âmbito regional e nacional.

O processo eleitoral de 2022 será a primeiro a ser realizado de maneira integrada, quando serão escolhidos tanto os dirigentes e conselheiros para o CFT, quanto para o CRT. Os interessados em inscrever-se para concorrer ao pleito tem até o dia 08 de fevereiro para o registro.

Rondônia integrava o CRT 01, que englobava 09 Estados, mas a partir da resolução 157 passou a integrar o recém criado CRT 06, com 04 Estados, o que na avaliação de alguns ainda não é o ideal, mas já foi um avanço importante.
Conforme ficou definido na Resolução 51 de janeiro de 2019, as eleições para escolha de novas diretorias e de conselheiro regional dos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais – CRT’s dar-se-ão em todo o país e serão realizadas por meio de cédula eleitoral, de forma manual, desde que previamente aprovada pela Coordenação Eleitoral Nacional.

O voto é obrigatório para todos os profissionais inscritos e devidamente registrados no Sistema CFT, quites com suas obrigações e anuidades e que não estejam cumprindo sanção de suspensão de registro por infração ética.

Edson Barbosa da Silva

Nossa reportagem ouviu o técnico em eletrotécnica, Edson Barbosa da Silva, para saber a opinião dele sobre o processo eleitoral. Ele afirmou que entende ser muito importante que os técnicos participem da escolha dos conselheiros para que a classe seja bem representada.

“Tenho dialogado com vários técnicos nos quatro estados que compõem a regional e incentivado a que não apenas participem como eleitores, mas que também procurem ser protagonistas no processo, colocando-se como candidatos à diretoria ou como aspirantes ao cargo de conselheiro seja no CFT, seja no CRT de sua região”.

Edson Barbosa da Silva explicou também que espera que as eleições sejam realizadas de maneira transparente e que haja urnas disponíveis no maior número de cidades possíveis, a fim de se evitar distorções como ocorriam no passado, onde o poder se concentrava em grandes cidades e a partilha de cargos nas diretorias e no colegiado ficava restrita a um pequeno número de técnicos, geralmente em grandes centros com número maior de técnicos.

Segundo ele, é importante que os estados da regional estejam representados na futura diretoria do CRT 06. Além da escolha de dirigentes para o CRT 06, serão ainda eleitos um conselheiro de cada um dos quatro estados para o CFT. Deve-se destacar, também, que cada estado, de acordo com o número de técnicos inscritos e legalizados, irá escolher seus conselheiros para o CRT. Atualmente são 02 conselheiros do Acre, 03 de Rondônia, 03 de Roraima e 04 do Estado do Amazonas.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp