Na manhã deste dia 30 de agosto os deputados de Rondônia realizaram uma sessão solene, comemorativa dos 50 anos da fundação da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO). A homenagem foi proposta pelo deputado Francisco Mende Sá, popularmente conhecido como Chiquinho da Emater, que também presidiu a sessão, que mesmo sendo numa segunda feira ocupou todas as cadeiras disponibilizadas no auditório.
Os deputados entregaram títulos de amigo da Emater-RO para diversas personalidades, entre elas destacamos o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Silvernani Santos. Silvernani teve assento à mesa solene e discursou sobre os cinquenta anos da Emater-RO, sempre fazendo referencia à historia do Estado de Rondônia, sendo ele um dos personagens determinantes ainda vivo dessa historia, ele chegou a Rondônia em 1978, jovem de 21 anos, recém formado em agronomia. Foi contratado pela Aster-RO, onde foi coordenador do escritório local de Jaru, e em 82 foi eleito deputado estadual, função que exerceu por cinco mandatos.
O deputado Chiquinho dividiu a homenagem à Emater-RO com os deputados Adelino Follador, Luizinho Goebel, Cirone Deiró e Ribamar Araújo, e todos manifestaram alegria por ter feito parte de algum modo da historia dessa instituição, fundada em 31 de agosto de 1971, 10 anos antes da criação do estado de Rondônia. A historia da Emater-RO está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e social de Rondônia, disseram todos os que discursaram na solenidade.
O diretor presidente da Emater-RO Luciano Brandão, agradeceu ao deputado Chiquinho e a todos os deputados pela homenagem que muito honra todo o corpo de empregados da Emater-RO, tanto do presente quanto do passado, também manifestou muita gratidão ao Governador Marcos Rocha que lhe delegou a responsabilidade de dirigir essa instituição cinquentenária, que o deixa tremendamente honrado, afirmou.
O deputado Chiquinho fechou a serie de discursos falando dos cinquenta anos de atividades da Emater-RO, que ajudaram a transformar a economia, antes era baseada no extrativismo, numa potencia produtora que se destaca no cenário produtivo nacional, lembrou que em 1971 a população do território federal de Rondônia era de apenas 150 mil habitantes e o rebanho bovino era de 20 mil cabeças e hoje alcança a cifra de 15 milhões de bovino, segundo dados da agencia Idaron, disse o deputado.
(Texto: Enoque de Oliveira – Foto: Robson Paiva).