Rondônia, 21 de julho de 2024 – 18:06
Search
Anuncie aqui
Search
21 de julho de 2024 – 18:06

Câmara Municipal vota nesta segunda-feira projeto de Lei de apoio a pessoas com síndrome fibromiálgica

Anuncie aqui

Cacoal, RO – Está previsto para esta segunda-feira, em sessão plenária ordinária da Câmara Municipal de Cacoal, projeto de lei de autoria dos vereadores Edimar Kapiche e Paulinho do Cinema, que institui o dia municipal da conscientização e enfrentamento a fibromialgia no calendário oficial de datas do município, cria a carteira de identificação, estabelece filas e vagas preferenciais de estacionamento para pessoa com síndrome fribromiálgica.

O referido projeto de Lei visa atender à demanda de parte da população que acometida pela fibromialgia, uma doença crônica que causa imensas dores e transtornos a quem a possui.

Ao justificar o projeto, Edimar Kapiche e Paulinho do Cinema afirmam que, por se tratar de uma doença recém-descoberta, a comunidade médica ainda não conseguiu concluir quais são as causas, mas o que se apurou até aqui é que4 as pessoas mais afetadas são mulheres na faixa etária entre 30 e 55 anos.

A doença faz com que a pessoa sofra dores exageradas, que são potencializadas em seu sistema nervos por inteiro.
Os autores querem garantir a portadores da doença condições minimizarem esse sofrimento, que em geral se refletem em dores generalizadas, com sintomas que incluem fadiga e alterações do sono, rigidez, ansiedade, depressão, alterações cognitivas, síndrome do intestino irritável, cefaleia, entre outros.

Os signatários do Projeto esperam que ele seja aprovado pela Câmara Municipal e se transforme em lei que beneficie essas pessoas que tanto sofrem e que precisam de acesso a tratamento na rede pública de saúde.

P.L. 300-2021 Institui o dia mundial da conscientização e enfrentamento a fibromialgia no caléndario oficial, cria carteira de identificação e estabelece preferências

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp