Cacoal/RO, 25 de maio de 2024 – 13:19
Search
Search
25 de maio de 2024 – 13:19

Engenheiro rondoniense integra a Comissão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Confea

 

DA ASSESSORIA – Em sessão plenária realizada no dia 1º de março em Brasília, o conselheiro federal Neemias Machado Barbosa indicou o engenheiro agrônomo Jackson Damião Pontes, residente e atuante no Estado de Rondônia, para contribuir em 2024 com a Comissão Temática de Assistência Técnica e Crédito Rural do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

A decisão foi unânime. Para a direção do Confea, Jackson chega à instituição em um momento crucial para o desenvolvimento rural sustentável no Brasil. Com o relatório final da Comissão Temática de 2023 já aprovado e suas atividades estendidas, as metas para este ano são importantes para promover melhorias nos processos de concessão de crédito e seguros rurais.

Segundo o Confea, essas melhorias têm o potencial de transformar a realidade de muitos profissionais e produtores rurais não só em Rondônia, mas em todo o País. Dentre as metas estabelecidas para 2024 destaca-se a viabilização da assinatura de propostas de Acordo de Cooperação Técnica com grandes instituições financeiras, entre as quais, o Banco Central, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.

Laudos rurais
O objetivo é estabelecer parcerias estratégicas que permitam a troca de informações sobre pessoas físicas e jurídicas habilitadas para atuar na concessão de crédito rural e na elaboração de laudos em seguros rurais. Além disso, busca-se aprofundar o conhecimento sobre a atuação profissional no aspecto ético- disciplinar.

A equipe formada pelos conselheiros e especialistas tem como missão estabelecer um marco para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor  agrícola brasileiro, promovendo parceria estratégicas. Deve ainda adotar melhorias nos processos de concessão de crédito e seguros rurais, consideradas passos fundamentais para impulsionar o crescimento econômico e social das comunidades rurais brasileiras.

Jackson Damião, com sua experiência e expertise, desperta a expectativa da classe, que espera vê-lo contribuindo significativamente para alcançar esses objetivos.

Quem é
Rondoniense, engenheiro agrônomo, Jackson Damião destaca-se na consultoria rural desde sua formação em agropecuária em 2005. Iniciou carreira profissional na Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e foi reconhecido pelo seu trabalho na Emater.

Em 2017, fundou a JW Consultoria e Assessoria Rural. Ativo e participativo, contribuiu profissionalmente com diversas entidades, entre elas, a Cootraron e Raízes.

Foi ainda conselheiro suplente no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e desempenhou um papel ativo na Secretaria Estadual de Finanças. Sua dedicação ao campo e ao crédito rural o torna uma referência no setor, oferecendo suporte valioso aos produtores, além de consolidar sua influência no meio.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp