Karen Ângelo Pinheiro, da escola Cora Coralina, foi orientada pela professora Júlia Aparecida Garcia
O município de Cacoal é destaque nacional, mais uma vez. Neste caso, trata-se da participação da estudante Karen Ângelo Pinheiro, da escola Cora Coralina. A estudante de 18 anos foi inscrita para participar do Programa Jovem Senador 2024, sendo a única representante do estado de Rondônia classificada para ir a Brasília, na fase final do evento. Ela foi orientada pela professora Júlia Aparecida Garcia e trabalhou na elaboração de uma redação dissertativa cujo tema era “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Em seu texto, Karen argumentou sobre a concentração de poder e a corrupção política. O trabalho elaborado pela estudante de Cacoal revela sua grande capacidade para compreender os fatos políticos do país e para analisar esses fatos, sendo merecedora de elogios.
Após ser classificada em Rondônia, Karen Ângelo e a professora Júlia Garcia foram a Brasília e participam, durante esta semana, de uma série de atividades relacionadas com o Programa Jovem Senador, que reúne outros 26 estudantes das demais unidades da federação. A redação da estudante de Cacoal concorreu com outros 1.137 textos que foram enviados para o citado concurso. Desde o dia 4 de agosto, até o dia 9, os 27 estudantes classificados cumprem uma agenda no Senado Federal. As atividades iniciaram com a apresentação de cada estudante, portando a bandeira de seus estados, ao lado dos professores orientadores. Eles foram recepcionados pelo senador Paulo Paim (RS). Os jovens senadores tomaram posse em uma solenidade onde cada estudante tinha assento identificado e fizeram discursos relacionados com a função de senador. Eles também precisaram eleger, entre si, presidente, secretário e outros cargos. Vale destacar que as 27 redações classificadas foram colocadas em exposição no Senado Federal, local onde ficarão até a próxima semana.
O Programa Jovem Senador é fundamental, porque desperta nos estudantes brasileiros o interesse pela política e pelas formas de decisões políticas e administrativas do país. Por esta razão, entre as atividades do evento, os estudantes são distribuídos em comissões temáticas e possuem a missão de elaborar propostas de projetos de lei sobre esses diferentes temas, para a apresentação até a sexta-feira desta semana. A estudante cacoalense faz parte da Comissão de Floresta, Saúde e Meio Ambiente, tema muito pertinente para o nosso estado e para o município de Cacoal, que é um dos principais municípios de Rondônia. Quando se questiona muito a ausência de mulheres no debate político em Rondônia, a participação da estudante Karen Ângelo Pinheiro no Programa Jovem Senador indica que temos muitos talentos em Rondônia e que esses jovens podem ser, futuramente, os vereadores, prefeitos, deputados governadores ou senadores eleitos no estado, e o trabalho realizado pela professora Júlia Garcia é fundamental para a descoberta de outros talentos como a estudante Karen, de apenas 18 anos.
Além de terem a oportunidade de conhecer a capital brasileira e o Senado Federal, as propostas elaboradas pelos estudantes podem se tornar realidade, a partir do Programa Jovem Senador. Como sabemos, o país necessita muito de novas ideias, no setor de saúde, educação, cidadania e outros temas que fazem parte do programa. Os estudantes dos 27 estados, assim como os professores orientadores, receberam um kit com diversos matérias escolares e um computador, como forma de estimular o trabalho desenvolvido em seus estados. Após voltar de Brasília, Karen já decidiu que vai participar de maneira mais efetiva das discussões políticas do município, considerando que ela afirma ter adquirido conhecimentos muito importantes sobre a política e a possibilidade de participar diretamente da elaboração de ideia e projetos que tenham a finalidade de promover o bem-estar da sociedade cacoalense e da população do estado de Rondônia.
(Fonte: Tribuna Popular – Cacoal – Rondônia)