Governo atende solicitação de Cláudia de Jesus e garante recurso para a Educação

Aprovação do crédito reforça atuação da deputada pela realização do concurso público.

A previsão é de realização de concurso público na Seduc (Foto: Governo de Rondônia)

A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 1154/25, que destina R$ 3 milhões para que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realize o concurso público da Educação, previsto para ter edital no início de 2026. A medida atende diretamente ao requerimento apresentado pela deputada Cláudia de Jesus (PT), que desde o início do mandato cobra a abertura de vagas efetivas para suprir o grave déficit de profissionais na rede estadual.

Cláudia reforçou que o novo concurso é uma conquista construída com persistência, diálogo com a categoria e ações formais junto ao Executivo. Neste ano, a parlamentar protocolou requerimento solicitando informações detalhadas sobre o déficit de professores e pedindo providências urgentes, entre elas, a realização do concurso público. “Desde 2023 estamos cobrando esse certame. É uma vitória dos trabalhadores e um compromisso que o governo finalmente assume para fortalecer a educação pública”, afirmou.

A deputada também promoveu, durante a 26ª Semana Nacional em Defesa da Educação, uma audiência pública em que professores, técnicos e cuidadores exigiram a abertura imediata do concurso. Além disso, apresentou indicações ao governo pedindo a contratação de auxiliares e cuidadores, reforçando a necessidade de recompor o quadro para garantir funcionamento regular das escolas e inclusão dos estudantes com deficiência.

Texto: Assessoria parlamentar
Foto: Governo de RO

Notícias

Notícias