Cacoal/RO, 1 de março de 2024 – 16:06
Search
Search
1 de março de 2024 – 16:06

Governo Federal investe 7 milhões de reais para implantar residências em saúde em 4 municípios de Rondônia

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira no Diário Oficial da União portaria que contemplou os municípios de Pimenta Bueno, Rolim de Mora, Espigão d’Oeste e Santa Luzia d’Oeste com 62 bolsas anuais para profissionais de saúde cursarem residência em Saúde da Família nas unidades de saúde das 4 cidades.

Os programas de residência tem duração de 2 anos, dessa forma serão 124 profissionais atuando na rede de atenção básica nas 4 cidades, cada profissional receberá uma bolsa de R$ 4.106,09. O Ministério da Saúde ainda repassa para as Secretarias Municipais de Saúde R$ 1.500,00 por cada profissional residente em enfermagem e odontologia para o custeio dos programas.

Somadas as bolsas e o investimento de custeio o Ministério da Saúde investirá cerca de 7 milhões de reais anuais nos programas de residência nas 4 cidades.

As profissões contempladas são enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social, fisioterapia, farmácia e educação física. O processo seletivo para os profissionais dessas áreas deve ocorrer até o mês de fevereiro e o programa inicia em 01 de março.

Todos os programas foram aprovados pelo Ministério da Educação e o financiamento pelo Ministério da Saúde, através de projetos elaborados pelo Dr Marco Aurélio Vasques para as prefeituras das 4 cidades.

A implantação das residências só foi possível porque o senador Marcos Rogério destinou emendas parlamentares em conjunto com o deputado federal Coronel Chrisóstomo para que as prefeituras arcassem com os custos de planejamento e elaboração de projetos pedagógicos necessários. O senador também empenhou-se pessoalmente junto aos Ministérios da Educação e Saúde desde 2021 para que os municípios tivessem apoio através do Plano Nacional de Fortalecimento de Residências.

Já no atual governo federal, o senador Confúcio Moura designou pessoal do seu gabinete no senado para acompanhar a tramitação final dos processos autorizados.

Fonte: Assessoria

Fotos: Senador Marcos Rogério e Dr Vasques em reuniões no senado e no Ministério da Saúde sobre os programas de residência.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp