IFRO Campus Cacoal lança seu primeiro café

Date:

Tribuna Popular

Coluna Ponto Crítico – Marcos Rocha indica indecisão na candidatura ao Senado

Coluna Ponto Crítico – Por Felipe Corona Marcos Rocha indica...

Cruzeiro enfrenta Corinthians e ainda sonha com liderança do Brasileirão

O Corinthians visita o Cruzeiro neste domingo, em duelo...

Leila chega a 43 conquistas em 4 anos de mandato à frente do Palmeiras

Alviverde conquistou seu primeiro título da Copa do Brasil...
spot_img
Diretor Geral do IFRO Campus Cacoal, Professor Davys Sleman de Negreiros  

Faz quase quatro anos quando os servidores das áreas técnicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Cacoal se reuniram para definir os próximos planos para o Campus e seguindo os trâmites institucionais definiram por desenvolver um dos arranjos produtivos locais e social mais importante: O café.

O Diretor Geral do IFRO Campus Cacoal, Professor Davys Sleman de Negreiros   relembra que “quando realizamos as primeiras reuniões e na equipe tecnica da época ninguém tinha conhecimento sobre café, foi frustante, passou 2015 e em 2016 recebemos a doação de alguns clones pela Semagri, naquele momento, por meio das mãos do técnico agrícola Jorge Murer que também conseguiu junto a Pica Pau Motos a doação de todo o sistema de irrigação.

O tempo passou e agora são 05 unidades experimentais, dentre ela as cultivares da Embrapa, estamos implantando Laboratório de Solos e Plantas em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Institucional – ABDI, Laboratório de Qualidade de Café e de Micro torrefação com a Emater; Laboratório de Qualidade de Café com a Idaron e mais um Laboratório de Qualidade de Café com o Mapa.

IFRO fecha o plano com chave de ouro, com o beneficiamento do próprio café

Como resultado do trabalho, o IFRO fecha o plano com chave de ouro, com o beneficiamento do próprio café realizado com Máquina Tira Café e a torra e moagem em parceria com o Café Nova Era. “Isso tudo e um compromisso que firmamos com Cacoal e o nosso Estado” destacam. O IFRO Campus Cacoal também possui papel importante no processo da instalação da primeira Indicação Geográfica de café robusta do mundo: “Matas de Rondônia”, que conta com membros em vários órgãos estatais e privados do café. (Redação/Fonte: IFRO)

Mias notícias