De 12 a 15 de janeiro, Porto Velho será palco do III Encontro do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, reunindo cerca de 100 jovens representantes dos diversos povos de todo o estado e sul do Amazonas. Este encontro, que se tornou uma importante plataforma de diálogo e mobilização, vai discutir pautas cruciais para as comunidades indígenas e fortalecer a voz dessa juventude na luta por seus direitos, como saúde, educação e articulação política.
A programação do evento propõe debates importantes como o Marco Temporal e a Lei do Genocídio. Nela, lideranças como Marcy Tupari, Samela Sateré-Mawe e Tukumã Pataxo compartilharão insights e perspectivas sobre as ameaças enfrentadas pelas comunidades indígenas diante da proposta do Marco Temporal, discutindo a importância de se preservar os territórios ancestrais.
Educação Indígena e Saúde Indígena serão abordados em mesas específicas, assim como a discussão sobre a COP27, os desafios enfrentados nas Eleições e a participação das mulheres indígenas na política.
O objetivo do encontro é proporcionar um espaço de reflexão e articulação para a juventude indígena, além de fortalecer a identidade das comunidades e contribuir para a construção de estratégias que promovam a preservação cultural, territorial e a participação ativa na defesa de seus direitos fundamentais.
Serviço: III Encontro da Juventude Indígena de Rondônia
Quando: 12 a 14 de janeiro de 2024
Onde: Centro de Formação e Cultura Kanindé
Hora: A partir de 9h
Contato: 69 99346-4661 | juventudeindigenaro@gmail.
(Fonte: Comunica Kanindé)