Search
12 de dezembro de 2024 – 12:57

Integrantes do MPRO participam de seminário sobre Programa de Integridade e Código de Conduta

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Comitê de Integridade, promoveu na manhã desta sexta-feira (18/10) um seminário de Conscientização sobre o Programa de Integridade e Código de Conduta. O evento, realizado de forma virtual, pela plataforma Microsoft Teams, possibilitou que todos os membros e servidores pudessem participar.

Com o objetivo de capacitar os participantes em temas como riscos, políticas internas, código de conduta e o canal de denúncias, o seminário teve início com as palavras do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que destacou a importância do Programa de Integridade, sendo um dos primeiros MPs brasileiros a implantar o sistema, que permite uma gestão transparente resolutiva.

A Promotora de Justiça, coordenadora do Programa de Integridade, Tâmera Padoin Marques Marin, lembrou de todos os que integraram o Grupo de Trabalho e que, desde o início atuaram de forma competente para que hoje a ideia se tornasse realidade. Agradeceu o apoio da Administração Superior e enalteceu o envolvimento de todos os membros, servidores e estagiários.

O seminário teve seguimento com a advogado e especialista em Compliance, Felipe Melo, que durante uma hora e meia abordou e esclareceu todos os aspectos do Programa de Integridade, trazendo luz aos servidores e membros dos pontos mais importantes: ética, respeito, cidadania e garantia de direitos.

Pontuou sobre os valores e compromissos do Ministério Público em servir a sociedade com seriedade e respeito, do alinhamento dos valores pessoais alinhados aos valores da Instituição e comuns à sociedade. Lembrou que estas são chaves para tomada de decisões e no modo de pensar.

O Programa de Integridade tem oito objetivos centrais, dentre eles: assegurar cumprimento dos princípios éticos e normas de conduta; fomentar a cultura do controle interno;- contribuir para a criação e aprimoramento da governança e controle; assegura a aplicação eficiente dos recursos; a transparência na prestação de contas, dentre outros.

Mais de 800 (oitocentos) integrantes da instituição participaram do seminário. A implantação do Programa visa promover a ética e a transparência nas atividades do MPRO.

(Gerência de Comunicação Integrada-GCI/MPRO)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp