O trabalho realizado pela equipe do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia acerca das eleições desse ano é merecedor de elogios. Desde o início deste ano, o TRE busca esclarecer todas as dúvidas possíveis para deixar os eleitores muito bem informados. Equipes do Tribunal Regional Eleitoral têm oferecido, em praticamente todos os municípios do estado, cursos de treinamentos nas escolas, nos bairros, em eventos realizados em diversos auditórios de Rondônia, como é o caso da OAB, e diversas outras possibilidades de levar ao eleitor todas as informações necessárias para garantir eleições limpas e mostrar claramente a plena segurança do Sistema Eleitoral do Brasil. Ao declarar, durante sua posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, que o Brasil possui o sistema mais seguro e eficiente de eleições, o ministro Alexandre de Moraes não cometeu nenhum exagero.
Com relação à segurança das urnas eletrônicas, a Polícia Federal, Forças Armadas, Congresso Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil e várias outras instituições fazem parte de todos os atos de fiscalização, desde o começo deste ano. E todos os atos de fiscalização podem ser acompanhados por todos os partidos do Brasil. Todos os órgãos de direção dos mais de 30 partidos brasileiros são convocados para acompanhar as inspeções nas urnas, conhecer o sistema de funcionamento e participar dos atos de lacração dos equipamentos. Além disso, a Justiça Eleitoral conta com servidores muito dedicados e competentes em todos os tribunais regionais, objetivando que realmente o trabalho seja feito com a qualidade e a segurança necessárias. Por esta razão, desde 1996, jamais houve qualquer indício de fraude nas eleições do Brasil, fato que consolida a democracia e garante o pleno exercício da cidadania.
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia disponibilizou para todos os eleitores as informações sobre os locais de votação e a seção de cada eleitor. O sistema pode ser acessado facilmente pelo celular ou computador, evitando que os eleitores tenham qualquer perda de tempo para conhecer, com antecedência, os locais e seções de votação para o dia 02 de outubro. As informações podem ser acessadas pelo sistema de “QR Code” em poucos segundos. Além dos locais de votação, os eleitores podem buscar, no mesmo portal, todas as informações sobre os candidatos; tudo sobre o funcionamento das urnas; o processo eleitoral e fazer eventuais denúncias à Justiça Eleitoral. Este trabalho sugere que não há razões para duvidar da seriedade e da eficiência da Justiça Eleitoral.
Em Cacoal, a equipe da Justiça Eleitoral tem enviado todas as informações aos setores da imprensa, instituições universitárias e escolas públicas. Centenas de estudantes foram cadastrados pelo Cartório Eleitoral de Cacoal para fazerem parte da Patrulha Eleitoral. Os estudantes receberam cursos de formação para conhecer o sistema eleitoral do país e orientar seus familiares e amigos sobre as eleições.
Na próxima semana, haverá um curso sobre o sistema de funcionamento das urnas eletrônicas realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral o curso acontece entre os dias 22 e 26 de agosto e será dirigido aos membros da imprensa, mas todas as pessoas interessadas também podem fazer a inscrição e as informações estão no portal do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.
Participe do processo eleitoral do Brasil, informe-se e seja mais no combate à desinformação. O sistema eleitoral do Brasil é motivo de orgulho para todos os brasileiros!!!
Fonte: Tribuna Popular de Cacoal