Cacoal/RO, 13 de junho de 2024 – 02:55
Search
Search
13 de junho de 2024 – 02:55

Lançado projeto do Programa de Aquisição de Alimentos em Rondolândia

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou da abertura de projeto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Rondolândia, Noroeste de Mato Grosso. A Cooperativa do Povo Zoró será responsável pela doação de 19.200 kg de castanha-do-Brasil, beneficiando 100 agricultoras e agricultores familiares indígenas e 7.083 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

O valor total do projeto, que contempla os estados de Mato Grosso e Rondônia, é de R$1.500.000,00. Serão atendidas escolas indígenas e municipais e a Secretaria de Ação Social de Rondolândia, em Mato Grosso. Em Rondônia, o Sesc Mesa Brasil do município de Ji-Paraná receberá a doação da Conab e distribuirá às entidades sem fins lucrativos cadastrados no Sesc.

O evento teve como representantes da Companhia, a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização, Rosa Neide, o diretor de Política Agrícola e Informações, Sílvio Porto, a superintendente regional da estatal em Mato Grosso, Francielle Guedes, e a gerente de Desenvolvimento e Suporte Estratégico da regional, Marly Silva.

Os representantes da Conab participaram ainda da inauguração oficial da Fábrica de Beneficiamento de Castanha do Povo Indígena Zoró. O objetivo é potencializar ainda mais a produção dos indígenas, trazendo mais renda e qualidade de vida à etnia.

Segurança alimentar – Entre as principais finalidades do PAA estão o incentivo à agricultura familiar e a promoção da inclusão econômica e social, com fomento à produção sustentável, ao processamento de alimentos, à industrialização e à geração de renda; incentivo ao consumo e a valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, contribuição ao acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada e saudável. O Programa é operado pela Conab com recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp