Search
12 de dezembro de 2024 – 23:45

Livro mostra que solidariedade vence as crises

400 3

O mais recente livro publicado pelo jornalista e pastor Moisés Selva Santiago mostra que ações de solidariedade conseguem vencer as situações de crise pessoal, familiar, organizacional, espiritual e social: “João de Britto Selva – 70 anos resgatando vidas” é o título do livro que acaba de ser lançado, com reportagens históricas desde o início do século XX a nossos dias, e depoimentos sobre as campanhas que o religioso João de Britto Selva realizou durante setenta anos em Pernambuco, Paraíba e Ceará. Um excelente exemplo para se vencer a atual crise causada pela pandemia.

Entre as ações de solidariedade descritas no livro, encontramos registros da mídia (recortes de jornais, fotos, artigos) mostrando que o religioso João Selva viajou por todo o Brasil – inclusive Rondônia – angariando recursos para a compra de berços para os bebês abandonados em caixa de papelão nas portas dos conventos; roupas; remédios; agasalhos; livros e material didático doados principalmente às vítimas do flagelo da seca nordestina. “Acredito que o fato de ele ter sido órfão de pai e mãe ainda na adolescência o impulsionou a tomar a atitude de ajudar o próximo, mesmo sem ter pessoalmente nenhum recurso. E a solução encontrada por meu saudoso tio foi envolver a sociedade da época a movimentar-se e agir concretamente pela qualidade de vida de quem necessitava de pão, teto, roupa, educação, fé e afeto – comenta o autor, acrescentando: “Se é certo que quando se salva uma vida, se salva o mundo, como preceitua o Talmude judaico, é emocionante e desafiador saber que inúmeras vidas foram salvas pela solidariedade de João Selva”. 

Como afirma Peter Singer, “não se precisa ser um santo ou mesmo se privar do autocuidado para dedicar parte de sua atenção à causa do outro, tentando, assim, evitar o desastre que se avizinha no mundo”. João de Britto Selva exemplifica esse pensamento porque dedicou a vida inteira para beneficiar crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, principalmente os órfãos, apenados, enfermos, abandonados nas ruas – pessoas que por décadas enfrentaram (e ainda enfrentam!) a dificuldade de viverem à margem do exercício da cidadania, sem alcançarem seus direitos humanos.

Cancerosos, idosos, leprosos, cegos, apenados (há uma praça com o nome dele numa penitenciária paraibana), pedintes, tuberculosos e tantos outros foram beneficiados por essas ações solidárias. “A gente não consegue dimensionar o benefício proporcionado por uma mesa ginecológica conseguida por ele, que ajudou centenas de mulheres a se precaverem do câncer uterino há cinquenta anos, ou dos cursos profissionalizantes que ele instalou”, diz o autor. João de Britto Selva nunca se envolveu com a política partidária; no entanto, recebeu donativos de empresários, políticos, militares, presidentes da República e esteve em audiência com o Papa João Paulo II, no Vaticano, onde se apresentou como “um pernambucano humilde à disposição dos humildes”. O livro está disponível em editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36242-joao-de-britto-selva-br70-anos-resgatando-vidas

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp