Cacoal/RO, 24 de maio de 2024 – 02:45
Search
Search
24 de maio de 2024 – 02:45

Marcelo Cruz valoriza importância de usina da Emater para produção leiteira em Rondônia

Parlamentar realizou visita ao Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste
A usina de nitrogênio do Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, tem sido essencial para a produção leiteira e para o melhoramento genético bovino em Rondônia. Recentemente, o local foi visitado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (Solidariedade), juntamente com o diretor presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Luciano Brandão, e com a secretária Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri) de Ji-Paraná, Juscélia Dallapicola.

Essencial para a conservação de sêmen e de embrião utilizados em fertilização artificial, especialmente ao gado leiteiro, a usina tem sido utilizada para abastecer as botijas de armazenamento, que são utilizadas na inseminação artificial de suas matrizes. O transporte do produto é assegurado pelo caminhão criogênico da Emater, o qual tem capacidade para transportar 1250 litros de nitrogênio.

O nitrogênio produzido e distribuído pela Emater conta com subsídio do Governo de Rondônia, que reduz o custo para o agricultor familiar em mais de 50%, contemplando, prioritariamente, os produtores rurais atendidos por programas da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).


Para parlamentar, Emater se destaca pelo trabalho junto à produção leiteira estadual (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

“O nitrogênio é um produto de difícil acesso em virtude do seu alto valor no mercado e temos acompanhado o trabalho desempenhado pela Emater que tem providenciado toda logística, facilitando o acesso do produtor interessado nessa tecnologia de melhoramento genético que contribui efetivamente para apurar a qualidade genética do animal, ampliar a produção do leite e criar animais mais saudáveis”, destacou o deputado estadual Marcelo Cruz.

De acordo com o parlamentar, a medida tem favorecido a promoção do melhoramento genético do rebanho leiteiro, através das técnicas de inseminação artificial e fertilização in vitro com o intuito de garantir a qualidade e produtividade leiteira rondoniense. “Precisamos aprimorar ações e melhorar nosso rebanho bovino com o objetivo de fomentar a elevação da produtividade leiteira.

Temos um grande rebanho em nosso estado e podemos potencializar nossa produção ainda mais. Vamos trabalhar para estimular políticas públicas para que possamos contribuir com as próximas gerações, buscando tornar a produção ainda mais eficiente e lucrativa ao nosso produtor”, frisou Marcelo Cruz.

Fonte: ALE/RO

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp