Com os trechos interditados na rodovia federal BR-364, a Linha 09, em Cacoal, serviu como rota alternativa entre a Capital do Café e Pimenta Bueno.
Contudo, quando a rota foi descoberta, na sexta-feira (18), árvores foram cortadas e usadas como barreiras impedindo o tráfego na Linha 09, também para quem mora na via.
Os moradores, que tiveram cerceado o seu direito de ir e vir, cortaram as árvores em pedaços menores, removendo-as da pista.
Coincidência ou não, na madrugada de sexta pra sabado (19), uma carga de carcaças e restos de animais foi despejada em um trecho da Linha 09. Em um grupo de WhatsApp, muitos moradores disseram acreditar que o fato foi intencional, como forma de retaliação uma vez que o tráfego na via foi retomado graças a iniciativa dos moradores da Linha 09.
Uma ocorrência policial foi registrada pelos moradores, que acreditam que a ação foi premeditada e não acidental, como tentaram alegar no início, quando tentaram justificar que as carcaças de animais caíram acidentalmente de um caminhão caçamba.
“Primeiro derrubaram árvores em dois locais. O povo da área rural que, de motoserra, removeu as árvores. Depois disso, descarregaram o sebo e aquelas nojeira toda”, destaca um dos moradores, por meio do WhatsApp.
“Até o poder público municipal tem medo da máfia poderosa que está por traz de tudo isso. Ao contrário, seria investigado pela Secretaria do Meio Ambiente esse crime ambiental”, completou outro morador da Linha 09.
Moradores reclamam também, alegando que esses materiais foram despejados muito próximo da nascente do córrego São João, quando chover vai contaminar represas de produtores de peixes e toda a comunidade ao longo de seu leito e que dependem de suas águas para seus animais e cultivo de plantações, além da água contaminada acabar atingindo o Rio Machado.
“A autoria desse crime ambiental, deve ser investigada. Sei que existe somente uma empresa trabalhando em Cacoal, que pega esse material nos frigoríficos com caminhões adaptados para esse tipo de transporte. Transportar aquele material de qualquer forma, é impossível por exalar mau cheiro. Se as autoridades quiserem vão descobrir os autores e tomar as devidas providências para que isso não ocorra mais”, comentou outro morador.
“Se a prefeitura enterrar ela responde por crime também. Tem os locais adequados de descartar esse tipo de lixo. Mas pelo que parece, continua tudo ali, só jogaram terra mesmo”, finalizou outro.
(Da Redação – Tribuna Popular)