O Ministério Público de Rondônia registrou 19.777 manifestações em processos administrativos e 766 atendimentos ao público, por meio da Ouvidoria, no período de 20 de março a 20 de abril deste ano. É o que aponta recente Balanço de Atividades da Instituição, em que são apresentados dados da atuação do MP durante o primeiro mês de Plantão Extraordinário, instituído pela Portaria Conjunta 04/2020-PGJ/CGMP, publicada como medida de prevenção em razão da pandemia do coronavírus.
Nesse período de um mês de Plantão Extraordinário também foram registrados 1.489 autos (judicial e extrajducial); cadastrados 478 feitos administrativos. Dos 766 atendimentos feitos pela Ouvidoria do MPRO realizou 766 atendimentos, 520 ocorreram por formulário eletrônico e 246 por telefone.
Na área de Tecnologia da Informação, foram contabilizados 742 atendimentos técnicos. Atualmente, de acordo com o órgão, existem em média 250 usuários conectados simultaneamente à VPN, sistema que viabiliza o trabalho remoto, modalidade também conhecida como Home Office, realizada a partir de casa.
Ainda segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), no mês de março foram contabilizados 1.220 chamados atendidos em todo o estado, o que representa um crescimento de 38% em comparação ao mês de fevereiro, que atingiu o número de 882.
O órgão também tem sido responsável por fornecer suporte aos Membros do MP durante sessões e audiências do Tribunal de Justiça de Rondônia, realizadas por meio do sistema de videoconferência. Além desse trabalho, também tem atuado em parceria com a Escola Superior na realização de cursos por videotransmissão, mediante a plataforma Teams. Por esse motivo, a orientação do órgão é de que todos os servidores e Membros providenciem a instalação do aplicativo Microsoft Teams em seus dispositivos móveis. O aplicativo está disponível na App Store e Google Play.
Na área de desenvolvimento, os projetos continuam em andamento, conforme detalha a equipe da DTI. O atendimento das demandas em TI do MP/RO é realizado por meio do Sistema SOS, localizado na Intranet.
NAT
O Núcleo de Análises Técnicas do Ministério Público de Rondônia (NAT), responsável por executar análises, contribuindo para os processos investigatórios de competência da Instituição, registrou a conclusão de 83 pareceres e 153 Relinfs, em um mês de Plantão Extraordinário.
No período, também foi identificada a movimentação de 434 atividades. Ao todo, os serviços realizados pelo órgão atenderam 20 Promotorias de Justiça na Capital e interior do Estado.
Fonte: Departamento de Comunicação Integrada (DCI/MPRO)