Está circulando nas redes sociais, inclusive em Cacoal, um áudio onde uma pessoa lamenta a morte de uma criança e informa, falsamente, que o óbito ocorreu em razão de ela ter sido vacinada contra covid. Após uma investigação na internet, nossa reportagem descobriu que a morte dessa criança nada tem a ver com a vacinação e aconteceu em Marataízes, no Espírito Santo.
Entramos nas redes sociais dos parentes da criança e em momento algum há menção de que tal criança teria tomado vacinada contra covid. A causa de sua morte, portanto, nada tem a ver com o processo de imunização contra a doença.
Há inclusive uma postagem sobre a morte dessa pessoa no perfil https://www.facebook.com/ReidosReisChurch/ e não há qualquer menção à causa dessa morte. No caso de Cacoal, o áudio se tornou viral rapidamente por que, no áudio, há menção a um bairro supostamente chamado São Marcos.
É importante que cada internauta esteja atento e não contribua para a disseminação de informações falsas. É preciso consultar várias fontes, incluindo as oficiais, para se certificar sobre assuntos que são propagados na internet.
As redes sociais são muito utilizadas por pessoas engajadas politicamente ou ideologicamente e alguns usam o vale tudo para dar ar de credibilidade a narrativas que em nada contribuem para o bem estar da sociedade. As fontes científicas, em se tratando de doenças, ainda são as melhores alternativas para que a população esteja minimamente bem informada sobre os fatos que acontecem relacionados à saúde pública.
Foto: Rede Social