Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 6 DE MARÇO!
RONDÔNIA
Em 1936 – O capitão Aluízio Pinheiro Ferreira, diretor-geral da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré defende, na “Sociedade dos Amigos de Alberto Torres” (RJ), a construção de uma rodovia de Porto Velho, então município amazonense, a Cuiabá, MT.
COMEMORA-SE
Open Data Day. Dia Internacional do Optometrista. Católicos lembram Santa Coleta Bulet e Santa Rosa de Viterbo.
FATOS
1475 – Nasce Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simon, o pintor Michelangelo; uma de suas obras foi a parte interna, e a pintura, da capela sistina, no Vaticano.
1817 – Início da Revolução Pernambucana – Movimento de revolta contra o domínio português. Data magna do Estado.
1855 – Executado Manuel da Mota Coqueiro, em Macaé (RJ), por mandar matar uma família de colonos. Último condenado à morte no Brasil.
1869 – É inventada a primeira tabela periódica.
1899 – Bayer registra a “Aspirina” como propriedade industrial.
FOTO DO DIA
Gervásio Feitosa, duas vezes personagem de fatos históricos do então Território Federal de Rondônia: em 1960 ele era o mais jovem dentre os funcionários da garagem do Território destacado para ir a São Paulo trazer, pela recém-aberta BR-29 (depois 364) um grupo de carros e caminhões adquiridos pelo governo. ”Completei 18 anos dentro do avião para São Paulo”, contou em entrevista, enquanto mostrava fotos da viagem que passou a ser conhecida por “Caravana Ford”, mesmo painel onde estão outras reportagens e imagens de quando o Moto Clube se tornou o primeiro, e último, time rondoniense a jogar no Maracanã (empate de 3×3 com a seleção da Petrobras, preliminar de Brasil 5 x 2 Colômbia, eliminatórias da Copa de 1970. Em 1960 Gervásio era auxiliar de mecânico. Em 1969 era zagueiro do Moto.