O DIA 13 DE DEZEMBRO NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
13.12.24 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1925 – O prefeito Fernando Corrêa coloca em vigor a lei da “postura municipal”, referente à fiscalização nas áreas de higiene e domiciliarias públicas.
1951 – Presentes o inspetor federal de Educação José Calazans e do governador Petrônio Barcelos, a escola “Getúlio Vargas” (PVh) realiza pela 1ª vez o exame de admissão ao curso ginasial.
1967 – Será no Bancrévea a 1ª apresentação do conjunto “Fórmula Quatro”, formado pelos universitários Hiram Brito, Luiz Veiga, Osvaldo Piana e Chiquilito Erse, que estão em Porto Velho para férias escolares.
1982 – Em editorial o jornal “Alto Madeira” cobra mais respeito do governador Jorge Teixeira à cobertura jornalística de ações do governo. O AM lembra que as críticas de Teixeira são feitas sobre matérias divulgadas por sua própria assessoria.
1984 – O relator da 1ª Constituição estadual (1983), Amizael Silva, autor de várias obras com foco em Rondônia, lança seu novo livro, “No Rastro dos Pioneiros”.
1987 – Uma ação judicial bloqueia a construção do centro político-administrativo do Estado.
1990 –Guajará-Mirim e Costa Marques são incluídas no Programa Federal de Desenvolvimento de Cidades da Fronteira. Também área de fronteira, Porto Velho ficou fora do programa.
HOJE É
Dia Mundial da Iluminação por Velas. Dia Nacional do Forró. Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. Dia do Perito em Engenharia. Dia do Engenheiro Avaliador. Dia do Marinheiro. Dia do Ótico. Dia do Lapidador. Dia do Pedreiro
Católicos celebram Santa Luzia, Santo Aristão,
BRASIL
13 – 1968 – Decretado o AI-5. 1807 — Nasce o Almirante Tamandaré (m. 1897), patrono da Marinha do Brasil. 1814 — Nasce Ana Nery (m. 1880), precursora da enfermagem no Brasil. 2007 – O Senado rejeita a prorrogação da CPMF até 2011.
MUNDO
1949 — O Knesset (Parlamento) aprova mudar a capital de Israel para Jerusalém. 1865 — O Paraguai declara guerra ao Brasil.
FOTO DO DIA
FÓRMULA QUATRO
Não era fórmula medicamentosa ou o “4” espelhava característica de um carro super potente. Eles eram o conjunto “Fórmula Quatro”, conforme o historiador Anísio Goraieb (*):
Os “Quatro” eram Francisco “Chiquilito” Erse (guitarra base), Osvaldo Piana Fº (guitarra solo), Augusto Veiga (“Pituca – contrabaixo) e Hiran Brito (foto – bateria), apreciadores dos Beatles.
Os 4 estudavam em Manaus e nas férias ativavam o grupo, empresariado pelo Aldenir Paraguassú. “A estreia foi no Cine Lacerda. O ritmo era ditado pela “Jovem guarda” e alguns internacionais.
A preferida de Piana era a italiana “Si fá sera”, e o “carro chefe” de Chiquilito era “Esqueça” de Roberto Carlos. O “Fórmula” teve pouca duração.
Os dois cantantes tiveram importantes funções públicas: Chiquilito, duas vezes prefeito de Porto Velho e deputado federal. Piana, constituinte estadual (2003 e 2009, quando promulgou a Constituição) e governador do Estado.
(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/anisio-gorayeb/formula-4