Cacoal/RO, 18 de abril de 2024 – 14:06
Search
Search
18 de abril de 2024 – 14:06

O DIA 16 DE MARÇO NA HISTÓRIA – JK MATA A COBRA E MOSTRA O PAU (I)

16.3.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1919 – Em Guajará-Mirim um comerciante sírio teve a casa invadida por policiais (MT), sendo fuzilado.
1983 – O MP confirmou: os matadores do advogado Agenor Carvalho irão ao Tribunal do Juri.
1983 – O deputado federal Isaac Newton cobrou ao DNPM a instalação de uma delegacia em Porto Velho, citando que além da cassiterita, há outros minerais na região que justificam o órgão.
1984 – Muito elogiado o primeiro treino de tiro real das alunas a sargento do contingente feminino pioneiro da PM-RO.
1991 – Um dia depois de assumir o cargo, o governador Osvaldo Piana anuncia uma prioridade: saldar o débito de 2 meses de salários atrasados deixados pelo antecessor.

HOJE É
Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Dia Nacional do Ouvidor. Dia da Liberdade de Informação.
Católicos celebram São João de Brébeuf, São Isaac Jogues, Santo Hilário e São Taciano.

BRASIL
1957 — Criação da Rede Ferroviária Federal, reunindo 18 ferrovias regionais – incluindo a EFMM. 1990 — A ministra Zélia Cardoso de Melo anuncia o confisco das cadernetas de poupança do país com mais de 50 mil cruzeiros.

MUNDO
1872 — O Wanderers F.C. vence a 1ª Copa da Inglaterra, a competição de futebol mais antiga do mundo. 1926 — Robert Goddard lança com sucesso o 1º foguete propelido a combustível líquido do mundo. 1998 — O papa João Paulo II pede desculpas pelo silêncio de católicos romanos durante o Holocausto

 

FOTO DO DIA

JK MATA A COBRA E MOSTRA O PAU (I)

Um ditado comum na região, usado quando alguém pretende demonstrar que uma pessoa cumpre o que prometeu, é “Mata a cobra e mostra o pau”. Talvez este possa ser o significado da caminhada (FOTO) do presidente Juscelino Kubistchek, sorridente, sobre a enorme árvore derrubada momentos antes por ele.
A árvore separava as turmas de trabalhadores – a saída de Cuiabá e outra de Porto Velho – na abertura da BR-29 (364). Conversei com várias pessoas que estavam presentes, como o jornalista Euro Tourinho (jornal Alto Madeira) que garantia ter sido autor desta foto, cujo filme entregou a um repórter da revista “O Cruzeiro”.
Dos que conversei constam o historiador Esron Menezes e o ex-deputado Walter Bartolo. Contavam momentos de tensão: como quando a árvore, cujo tronco já havia sido circundado pelo mesmo trator usado para derrubá-la, de modo a que ficasse mais fácil a ação do presidente.
Ao lado de JK tinha o operador Cervo e, quando a árvore deu uma balançada, ele agiu rápido, evitando um desastre. Em seguida a árvore veio abaixo.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp