Search
12 de dezembro de 2024 – 15:47

 O DIA 16 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA

Por Lúcio Albuquerque – [email protected]

 

BOM DIA 16 DE NOVEMBRO!

COMEMORA-SE
Dia Nacional da Amazônia Azul. Dia do Não Fumar. Dia Internacional para a Tolerância. Dia Internacional do Patrimônio Mundial. Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Dia Nacional de Atenção à Dislexia. Começa a Semana Nacional da Música.
Católicos lembram Santa Gertrudes, Santa Margarida da Escócia, Santa Inês de Assis.

RONDÔNIA
1916 – Criada em Porto Velho, a Associação Dramática, Recreativa e Beneficente, presidida pelo juiz municipal Martinho Ribeiro.

1973 – Inaugurada a primeira agência bancária em Ji-Paraná, o BASA.

BRASIL
1889 – Durante a madrugada, temendo uma revolta popular contra a República, o governo provisório, às carreiras, embarca a família real no cruzador Parnaíba.

1894 — Nasce Henrique Teixeira Lott, marechal que em 1956 avalizou e garantiu que o presidente eleito, Juscelino Kubischeck, tomasse posse.

MUNDO
1849 – Nasce o escritor russo Fiodor Dostoievski.

1852 – O astrônomo John Russell Hind (ING) descobre o asteroide 22 Kalliope.

1855 – David Livingstone descobre as Cataratas de Vitória no que é hoje a Zâmbia-Zimbábue.

1904 – O engenheiro John Ambrose Fleming (ING) patenteia a válvula termiônica (tubo de vácuo).

1938 – O químico suíço Albert Hofmann sintetiza o LSD.

1945 – Fundação da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

 

FOTO DO DIA


Sem muito alarde começa hoje a Semana Nacional da Música, atividade humana que na mitologia grega tinha o deus Apolo como patrono. Dom João VI chegou ao Brasil em 1808 trazendo no séquito uma banda musical inteira. Em Rondônia, desde os tempos da implantação da ferrovia Madeira-Mamoré a música também esteve presente, como noticiou o jornal “O Norte” em sua edição de 1 de janeiro de 1913, citando a formação de uma orquestra composta por “senhoras e senhorinhas”. Várias orquestras funcionam em Rondônia, como a “Orquestra em Ação” (foto) de Ji-Paraná, a Som da Leste e a Villa Lobos, em Porto Velho, além de outras ligadas a igrejas. A música popular rondoniense também tem grande representatividade em vários ritmos, com autores como Ernesto Melo e Zé Catraca que reverenciam a história em suas composições.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp