Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 17 DE NOVEMBRO!
COMEMORA-SE: Dia da Criatividade. Dia Internacional do Estudante. Dia Mundial da Prematuridade. Católicos lembram Santa Isabel da Hungria e São Grefório Taumaturgo.
FATOS:
1558 – A rainha Elizabeth I da Inglaterra assumiu o trono. Durante o reinado de 45 anos de Elizabeth I, ela transformou seu país em um império colonial.
1869 – Foi inaugurado o canal de Suez, construído pelo Reino Unido. Quando o canal foi aberto, tinha 164 quilômetros de comprimento e 8 metros de profundidade.
1875 – Fundação oficial da Sociedade Teosófica.
1889 – Proclamação da República: a família imperial brasileira parte para o exílio em Paris.
1903 – Assinatura do Tratado de Petrópolis: o Acre é incorporado ao Brasil. 1910 – Nasce Rachel de Queiroz, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.
1959 – Morreu o maestro Heitor Villa-Lobos, considerado “a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira”.
1970 – Douglas Engelbart patenteia o primeiro mouse de computador.
1970 – Programa Luna: a União Soviética pousa o Lunokhod 1 no Mare Imbrium (Mar de Chuvas) na Lua. Este é o primeiro robô itinerante de controle remoto a pousar em outro mundo e é lançado pela sonda Luna 17, em órbita.
2006 – A Sony lançou o videogame PlayStation 3 na América do Norte.
2016 – É deflagrada pela Polícia Federal a Operação Calicute, que teve como principal alvo a prisão do ex-governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho.
FOTO DO DIA – Na cidade do Rio de Janeiro, há 117 anos, a delegação brasileira, chefiada pelo Barão do Rio Branco, e a da Bolívia, assinam o Tratado de Petrópolis, pela qual ficam incorporadas ao Brasil as terras do (hoje) Estado do Acre, com uma compensação paga pelo governo brasileiro incluindo a construção de uma ferrovia que margeasse as cachoeiras do Rio Madeira, entre Santo Antonio e Guajará-Mirim, para o escoamento de produtos bolivianos para o Atlântico. Em 1907 a construtora da ferrovia mandou fixa seu canteiro de obras na enseada 7 KM abaixo de S. Antonio, onde surgiu a cidade de Porto Velho. A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré funcionou de 1912 a 1972 e pode ser considerada o ponto inicial da ocupação da região do que originou o Estado em 1981.