Rondônia, 11 de setembro de 2024 – 04:07
Search
Search
11 de setembro de 2024 – 04:07

O DIA 18 DE AGOSTO NA HISTÓRIA – Dia do Estagiário. Dia Mundial da Libertação Humana

Alternando iFrames

O DIA 18 DE AGOSTO NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

18.08.24 – BOM DIA!

RONDÔNIA
1918 – Agricultores de Porto Velho devem se inscrever no programa estadual de apoio ao colono, que inclui itens como plantio, colheita e tratamento da produção.
1938 – Realizada palestra do dr. Henrique Filho, sobre o tema “Os mortos protegem os vivos”, no grupo espírita “Tatwa Henrique Albertie”, em Porto Velho.
1948 – Torturado, um dos irmãos presos suspeitos de matar o tenente Fernando, em 1945, acusou o outro. “Ele pensou que era uma anta”.
1955 – Começa, com 3 meses de atraso, o pagamento dos servidores do Território (maio e junho). Os últimos a receber 24, serão aposentados e pensionistas.
1982 – Criticada, pelo Jornal do Comércio (Manaus), a proposta do deputado Isaac Newton (PDS-RO) de que o município de Humaitá (AM) passe a compor o Estado de Rondônia.
1987 – Há 3 meses sem receber, professores estaduais mantém a greve. No Hospital de Base é pior, falta tudo até salários. Na Assembleia, salários atrasados até de deputados.
1990 – O “Equilíbrio entre os Poderes” foi o tema do presidente do STF Néri da Silveira, na abertura do Seminário Jurídico promovido pelo Judiciário rondoniense

HOJE É
Dia Nacional do Campo Limpo. Dia do Estagiário. Dia Mundial da Libertação Humana.
Católicos celebram Santa Helena, São Agapito,

BRASIL
1918 — I Guerra Mundial: embarca para a Europa mais um contingente de médicos militares. 1942 — Manifestações exigem que o governo de Getúlio Vargas declare guerra aos alemães. 1831 — É organizada a Guarda Nacional do Império do Brasil.

MUNDO
1850 — Morre Honoré de Balzac (n. 1799), escritor, obras Lírios do Campo, Ilusões Perdidas etc. 1919 – Iniciada a conferência de paz de Versalhes que encerrou oficialmente a I Guerra Mundial.

 

FOTO DO DIA

HUMAITÁ EM RONDÔNIA

Numa emissora humaitaense, há uns 5 anos entrevistei um forte líder contrário, em 1981, à ideia de que o município de Humaitá (AM) fosse absorvido pelo Estado de Rondônia, cuja criação estava em debate, ideia do deputado federal Isaac Newton (PDS/RO).
Município desde 1890, Humaitá se estendia até a cachoeira de Santo Antônio, mas em 1914 a vila de Porto Velho foi elevada a município, e, em razão de sediar a Madeira-Mamoré e um grande entreposto comercial, a principal cidade da calha do Rio Madeira.
A 867 KM de Manaus pela BR-319, Humaitá é longe do centro econômico-político do Amazonas, e para diversos assuntos era (e continua sendo) muito mais fácil conseguir apoio em Porto Velho do que na capital da ZF.
Na entrevista, sem que eu tenha tratado do assunto, o ex-prefeito referiu-se àquela ideia, e se disse arrependido da campanha contra que a “terra da mangaba” fizesse parte da “nova estrela no azul da União”, alegando que o maior entrave foi o político.
Humaitá: em 1º plano a catedral de Nossa Senhora da Conceição

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp