Cacoal/RO, 3 de março de 2024 – 15:24
Search
Search
3 de março de 2024 – 15:24

O DIA 19 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA – DIA DA BANDEIRA DO BRASIL

Por Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

 

19.11.23 – BOM DIA!

COMEMORE
Dia da Bandeira do Brasil. Dia Internacional do Homem. Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (ONU). Dia Mundial da Toalete (ou do Banheiro – ONU).

Católicos celebram São Abdias, Santa Matilde, São Rafael Kalinowski, São Roque González, Santo Afonso Rodríguez e São João del Castillo (primeiros mártires sulamericanos).

RONDÔNIA
1915 – Insuflados pela administração da Madeira-Mamoré, comerciantes de Porto Velho se insurgem contra cobrança de impostos, provocam arruaças e agridem uma professora municipal.
1942 – Confirmadas as instalações das agências do Banco da Borracha (Basa) em Porto Velho, sendo gerente o sr. Raimundo Cantuária e em Guajará-Mirim, gerente sr. Manoel Boucinhas.
1953 – É alarmante o número de pessoas com tuberculose em Porto Velho, e o governo do Território está pedindo ajuda do governo federal para tentar enfrentar a situação.
1967 – Fica pronto esta semana o relatório da Sondotécnica, sobre o potencial hídrico da cachoeira do Samuel, para construir uma hidrelétrica na região.
1984 – O voto do ex-deputado Jerônimo Santana, presidente regional do PMDB, para aceitar o advogado Mágnus Guimarães na legenda, foi muito criticado por antigos peemedebistas.

BRASIL
1889 – Pelo Decreto nº 4, fica oficializada a Bandeira do Brasil.

1889 – O governo republicano regulamenta a bandeira, o brasão de armas, o hino e o selo nacional.

1906 – Pela 1ª vez comemora-se o Dia da Bandeira no Brasil.

1967 – Morre João Guimarães Rosa (n 190), escritor, autor de “Grande Sertão: Veredas”.

MUNDO
1819 — Inauguração do Museu do Prado (Madrid).

1910 – Chegam ao Pará os pastores Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundando o 1º núcleo brasileiro da Assembleia de Deus.

 

FOTO DO DIA

A ASSEMBLEIA DE DEUS

Em 1910 dois suecos, pastores da Assembleia de Deus vem para o Brasil e se instalam em Belém (PA), iniciando a caminhada da maior denominação pentecostal no país.
Mas em Rondônia, onde é muito representativo o movimento assembleiano, só chegaria em 1922, trazido por um membro do núcleo paraense, o fiel José Marcelino da Silva, atuando em Porto Velho, trabalho que ganhou mais força com a chegada naquele mesmo ano do pastor Paul Eanis, que fundou a primeira igreja da Assembleia.
Daí em diante o número de adeptos da Assembleia de Deus foi crescendo dos muitos obreiros que Belém enviaria à região, e naquele mesmo ano coube a Paul Aenis realizar o primeiro batismo de quatro novos convertidos.
Dentre os grandes nomes da religião que se destacaram em Rondônia foi o do pastor Joel Holder (1942/2023), funcionário aposentado do Banco do Brasil, tornou-se uma grande liderança religiosa em Porto Velho.
Durante mais de 30 anos o pastor Joel Holder presidiu a Convenção Estadual de Ministros das Assembleias de Deus em Rondônia (Cemaderon), e aos 79 na os foi jubilado.
(Foto: Pastor Joel Holder 1942/2023)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp